A partir desse mês, a Novell inaugura o primeiro centro de certificação SUSE Linux brasileiro. O objetivo da iniciativa é permitir aos fabricantes locais e empresas multinacionais homologar seus produtos sem precisar mandá-los para fora do país. A medida também atende uma exigência do governo que solicitava que além do produto conter SUSE Linux, este deveria ser oficialmente homologado pelo fabricante.
Segundo Carlos Annunciação, diretor de canais e alianças da Novell do Brasil, a presença de um Centro de Certificação SUSE Linux de hardware na América Latina é de suma importância, pois se trata de uma peça-chave em toda a cadeia do sistema operacional.
Annunciação conta que a idéia do centro foi solidificada no ano passado, quando a Novell deu início a um trabalho que refletia a iniciativa mundial da empresa em ter parceiros com soluções próprias de hardware e software para serem portadas para o sistema operacional. ?Identificamos a melhor localidade, foco do parceiro e notamos que a MSP Brasil, empresa do grupo BL com 20 anos de atividades no mercado e core business em processos e ITIL para América Latina, também contava com uma excelente equipe técnica que conduziria os testes.? ?Era o que precisávamos para alavancar nosso projeto?, explica.
A princípio, o centro de certificação homologará hardware em SUSE Linux e Netware: ?Nosso segundo passo será expandir os trabalhos para que seja possível a homologação a todos os parceiros da América Latina, uma vez que o Centro tem atuação regional?, conclui o executivo.