O Banco Nossa Caixa recebeu a certificação da British Standard Institution (BSI) que atesta sua capacidade em gerenciar a continuidade dos negócios no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB).
A certificação BS 25999 atesta que o Banco Nossa Caixa está preparado para manter as atividades do SPB em casos de interrupções originadas por falhas internas ou por adversidades, como inundações, desastres, atentados e terrorismo. Com isso, o banco assegura a integridade do serviço de SPB a qualquer tempo.
"A grande procura pela norma na BSI é algo sem precedentes, fato que demonstra sua importância. O gerenciamento da continuidade dos negócios se tornará um ponto crítico na gestão de todas as empresas", diz Júlio Cezar Fonseca, presidente da BSI para a América Latina. "É uma honra para o Banco Nossa Caixa, na qualidade de banco público, sair na frente dos bancos privados e ser o primeiro a obter essa certificação", concorda Milton Luiz de Melo Santos.
O plano de continuidade de negócios do Nossa Caixas foi elaborado pela área de Tecnologia da Informação do banco a partir da análise dos riscos de interrupção no SPB e seus impactos nos negócios. Todos os procedimentos estipulados foram submetidos a testes de confiabilidade e, agora, devem ser refeitos a cada seis meses. Os ambientes do SPB da Nossa Caixa – produção, homologação e contingência – funcionam 24 horas por dia, em sistema de disponibilidade total, durante os sete dias da semana.