A MyABCM, empresa brasileira de soluções tecnológicas para a Gestão Estratégica de Custos e Performance, obteve em 2010 um crescimento de 65% em seus negócios, sendo 40% deles em outros países.
Entre os países onde a empresa possui clientes ativos estão os Estados Unidos, Canadá, México, Irã, Letônia, Lituânia, Líbano, Arábia Saudita, Egito, Equador, Peru, Indonésia, entre outros.
Para chegar a este resultado, a empresa investiu na melhoria e tradução para vários idiomas de sua principal solução, a MyABCM, desenvolvida 100% no Brasil com o objetivo de ajudar as organizações a gerenciar melhor seus custos e rentabilidade, com foco na obtenção da melhor eficiência operacional e gestão dos negócios.
A partir de 2006 a companhia começou a registrar forte crescimento de seus negócios através de parcerias locais e a abertura dos escritórios na Europa e América Latina, além de acordos acadêmicos com instituições como Coppead (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Universidad Catolica Boliviana e Itam (Instituto Tecnológico Autónomo de México), entre outras.
Nos últimos anos o crescimento da empresa vem se mantendo forte e em 2010 registrou aumento de 65% sobre o ano de 2009, quando a empresa já havia crescido 50% em relação ao ano anterior (2008). As razões para este crescimento, segundo André Sanseverino, vice-presidente de vendas da MyABCM, estão cimentadas na estratégia de globalização da companhia e na qualidade do produto.
"O MyABCM é um software que ajuda as organizações a gerenciarem, de forma adequada, os custos e rentabilidade, com foco na obtenção da eficiência operacional e de negócios. Aliada a isso, a nossa estratégia facilita os negócios no exterior: a solução está em sete idiomas e entendemos a língua e cultura de cada cliente, indo muito além da simples tradução do software, manuais e materiais de marketing para cada país. Para atender as necessidades do cliente é preciso adaptar a ferramenta às condições locais, como, por exemplo, no Irã e em outros países onde a leitura e escrita são da direita para a esquerda e o movimento dos olhos é condicionado nesta direção. Assim, a ferramenta teve que passar por ajustes significativos", explica.
Mas Sanseverino ressalta que somente isto não é suficiente: "Não basta falar o idioma do cliente sem ter em mãos um produto de qualidade e que realmente resolva as necessidades dele. Graças à colaboração de nossos clientes, nossa ferramenta está cada vez mais precisa e poderosa, permitindo que mais e mais os gestores possam aprimorar os custos e a rentabilidade de suas organizações", afirma. "Isto é algo que as empresas e seus administradores do mundo inteiro entendem, mas nem sempre conseguem ter acesso à tecnologia adequada para implementar. Ao mesmo tempo em que as companhias se globalizam, elas necessitam cada vez mais ter foco em custos, algo que impacta bastante os resultados de seus negócios", conclui o executivo.
Se a qualidade e localização do produto foi o caminho para a MyABCM ganhar o mundo, Sanseverino acredita que as demais empresas brasileiras de software podem seguir o mesmo rumo, mas também faz questão de destacar que ter pessoas tocando a operação localmente é fundamental. "Não adianta acharmos que daqui do Brasil poderemos entender as diferenças e as idiossincrasias de cada região. Por uma questão cultural isto deve ser feito por pessoas que nasceram lá", afirma.
"Soma-se a isso o fato de o mundo dos negócios ser extremamente globalizado, o que influi diretamente na competição entre as companhias, tornando o mercado e a disputa por clientes cada vez mais acirrados. Isto leva as organizações a buscarem automaticamente a redução de preços e, consequentemente, redução da lucratividade de seus produtos e serviços. Hoje em dia o 'preço' é definido pelo mercado, 'lucro' é definido pela alta direção ou acionistas, sendo a variável 'custo' a única passível de ação dos gestores da empresa. Para isso é fundamental a otimização de processos. É neste cenário que a solução MyABCM tem atuado nos países onde ela conseguiu mercado. É a partir deste foco que conseguimos ter o sucesso no exterior", afirma o executivo.
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