Praticamente todo internauta já se sentiu desconfortável ao clicar o ícone social "Curtir" ("Like") relacionado com uma informação desagradável ou triste. Na tentativa de eliminar esse desconforto, a agência DDB Worldwide criou o botão "I Care" (eu me importo), que considera mais adequado em tais situações, em especial diante de tragédias ou movimentos contra algum tipo de mal para a sociedade.
O diretor criativo da DDB New York, Matt Eastwood, explicou ao site Media Post que a motivação surgiu por ocasião do tsunami que atingiu o Japão, em março de 2011. "Na época, todos estavam [postando histórias e informações] no Facebook e eu me senti tão errado olhando para aquelas imagens e tendo de clicar "Curti", disse ele.
O botão encontra-se em fase beta para uso no Facebook, mas deverá ser estendido para outras redes sociais em breve, segundo o executivo. Ele informa que, além de ser usado para compartilhamento de informações em redes sociais, o botão pode ser personalizado levando o usuário a, mediante um clique, fazer doações ou assinar petições, por exemplo.
A DDB também manterá um serviço de medição para identificar as postagens que recebem o maior número de "Eu me importo".
Uma marca que já experimenta a novidade é a MTV Networks, que aplicou o ícone em sua plataforma MTV Voices. No artigo abaixo, da MTV do Reino Unido, o número de cliques obtidos pelo novo ícone indicam a boa aceitação da audiência.