O Facebook foi a rede social que mais gerou tráfego a sites noticiosos no ano passado. Dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) mostram um aumento de 10% para 77% de participação de mercado do site de Mark Zuckerberg, na comparação com o período de janeiro a dezembro de 2011. Por outro lado, o Twitter despencou de 70% para 14% e o Orkut, que no início do ano era responsável por 20%, fechou 2011 com apenas 9%.
Na comparação com outras fontes de tráfego, entretanto, as redes sociais mantiveram participação de apenas 6%. A maior parte dos usuários (54%) acessa sites de notícias de maneira direta, digitando o endereço da página no navegador. Esse índice subiu dois pontos percentuais em relação a janeiro – evolução tomada dos buscadores, que passaram de 42% para 40% na origem de audiência.
O estudo foi feito com base nos dados de 21 sites cadastrados, representando mais de 70% das impressões de página (pageviews) do IVC durante todo o ano de 2011. O objetivo foi analisar o crescimento da internet no Brasil e a audiência das páginas online de sites de notícias.
Sobre os dispositivos utilizados pelos leitores, os PCs registraram alta de 28% no uso enquanto os dispositivos móveis obtiveram crescimento de 400%, impulsionados pelo aumento de tablets no país. Enquanto smartphones tiveram alta de 321%, o uso de tablets como iPad e que usam o Android aumentou 563%.