A Avira acaba de liberar recente pesquisa online com seus clientes ao redor do mundo, que consideram que os dados pessoais que circulam na rede mundial de computadores e redes sociais estão fora de controle. 86% dos usuários que responderam à consulta afirmaram que têm pouco ou nenhum controle sobre a forma como as empresas usam suas informações pessoais. A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março com as seguintes questões:
– O que poderia dizer em relação ao uso de suas informações pessoais na Internet?
A) 54,53% – nada tenho a dizer sobre a forma como as empresas utilizam minha informações pessoais online;
B) 32,11% – tenho pouco a dizer sobre como as empresas usam as minhas informações pessoais;
C) 7,16%% – tenho muito a dizer sobre a forma como as empresas utilizam minhas informações pessoais;
D) de 6,21% – tenho quase tudo a dizer sobre a forma como as empresas utilizam minhas informações pessoais online.
– Quanto controle você gostaria de ter sobre suas informações pessoais na Internet?
A) 80,95% – Eu gostaria de mais controle;
B) 16,53% – Estou feliz com o nível de controle que tenho;
C) 2,53% – Eu gostaria de menos controle.
"A maioria dos usuários não entendem o que está acontecendo com as informações sobre eles e isso assusta a muitos deles. A realidade é que eles podem ter mais controle", disse Sorin Mustaca, especialista em segurança de TI da Avira. "Por exemplo, poucos sabem que podem desativar o rastreador de publicidade em seus iPhones, por exemplo, e que podem instalar uma extensão do-not-track em seus navegadores, como o Browser Tracking Blocker, e também que eles podem controlar o nível de privacidade e a partir das configurações de segurança do Facebook e de outros sites de redes sociais. Por último, mas não menos importante, nenhuma ferramenta ou solução de segurança é capaz de substituir um saudável senso comum: não compartilhar informações que você não gostaria que se tornassem públicas", destaca o executivo.