Pesquisa da Kaspersky mostra que mais de 2.3 mil ataques de malware foram bloqueados por minuto na América Latina em 2022, sendo 1,5 mil incidências apenas no Brasil. Com a constante preocupação por melhorar seus modelos de segurança, a NEO escolheu a Kaspersky em 2019 para proteger mais de 12 mil equipamentos corporativos.
Com o tempo, a equipe da empresa ganhou a confiança da NEO para fornecer conselhos para aprimorar sua proteção. Recentemente, a parceria foi ampliada para abranger soluções de detecção e prevenção de ameaças, automatização de respostas e suporte imediato para revisão constante das medidas de segurança da empresa e de seus Clientes.
"Em 2019, o foco era no controle e proteção do ambiente NEO e no gerenciamento de acesso, conscientização e terminais", explica André Prevedel, CTO da NEO. "Estávamos procurando uma solução para nos proteger contra ameaças digitais, vírus e malware.
Depois de executar exercícios de prova de conceito (PoC) com líderes de mercado identificados pela Gartner, a solução Kaspersky foi a mais robusta e econômica", completa.
Durante a pandemia da COVID-19, houve a primeira ampliação da parceria com o uso de uma solução mais avançada e da ferramenta de sandbox, que permitiu um suporte remoto aos funcionários e uso seguro de desktops virtuais. Assim, a Kaspersky Sandbox se tornou um recurso importante para a NEO, pois permite executar objetos suspeitos em um ambiente controlado e acompanhar sua execução para saber se é malicioso ou não. Com o veredito, a equipe NEO pode criar regras e algoritmos de detecção para manter as ameaças afastadas de seu ambiente.
"Também estamos preocupados com a crescente evolução das ameaças, especialmente com relação aos ataques de ransomware que ocorreram no país. A Kaspersky tem nos ajudado a fortalecer nossa proteção contra as ameaças, mesmo em um ambiente de TI dinâmico, com a implantação de ferramentas analíticas e de prevenção proativa contra ataques avançados", afirma Marcelo Mendes, Gerente de TI CISO da NEO.
O executivo destaca ainda que as soluções da Kaspersky permitiram automatizar rotinas de segurança cibernética, como proteção de endpoint, gerenciamento de correção de programas (patch) e criptografia, o que está economizando tempo da equipe de TI da NEO: "Gostamos da simplicidade e usabilidade da ferramenta da Kaspersky, que nos permite gerar relatórios de gestão com muita facilidade."
Também em 2021, a NEO implementou soluções de EDR para adotar medidas preditivas de detecção e prevenção de ameaças em seu ambiente de computação e um contrato de serviços de manutenção de cibersegurança, que garantiu suporte contínuo à sua equipe de TI. Neste escopo, foi possível realizar reuniões semanais entre as equipes Kaspersky e NEO para revisão contínua de desempenho de todas as soluções Kaspersky e explorar novas medidas para reforçar as defesas de segurança da NEO.