Ministra Luciana Santos da anuncia criação de 10 Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial

0

Em audiência com os senadores nesta quarta-feira,10, a ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, apontou a necessidade de discussão e aprovação pelo Senado de Projetos de Lei importantes para o setor de ciência e tecnologia. Entre eles, a aprovação da Lei de Informática e a regulamentação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de semicondutores (PADIS).

A audiência pública no Senado foi conduzida pelo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT), senador Carlos Viana (Podemos-MG). "Estamos aqui pelo desenvolvimento da pesquisa em nosso país. Estamos unidos em busca do financiamento, do incentivo e da valorização dos nossos cérebros para que a gente possa avançar", disse,

Na audiência, a ministra explicou que o ministério trabalha na revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, que será apresentada no início de junho. Segundo ela, a proposta de atualização da estratégica vai abranger diversos aspectos como infraestrutura, formação e desafios para a regulamentação da IA no país.

"A Inteligência Artificial vai modificar a produção no mundo e nós precisamos acompanhar a corrida tecnológica que vai impactar na saúde, na agricultura, no judiciário e na política. Precisamos garantir o debate da regulamentação e fazer esse enfrentamento", defendeu.

Segundo a ministra, o MCTI tem ampliado investimentos e sua atuação no tema da Inteligência Artificial. Entre as iniciativas está a implantação de 10 Centros de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial. Além disso, o volume de projetos financiados pela Finep saltou de R$ 41 milhões em 2018 para R$ 652 milhões em 2023.

Ceitec

A ministra lembrou o processo de reversão do processo de dissolução do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), iniciado em 2023, com a definição da sua retomada operacional e apresentação de um plano de negócios com novas rotas tecnológicas e industriais para que a empresa possa atuar no mercado nacional e internacional. "Vamos redirecionar o papel da Ceitec em basicamente duas rotas tecnológicas:  uma delas baseada no adensamento da produção nacional de semicondutores para veículos híbridos e elétricos e também na produção de painéis fotovoltaicos." Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.