A Alcatel começa a usar com mais força o canal de vendas de operadoras para entregar ao mercado corporativo serviços no modelo de outsourcing. Com esse objetivo, a fabricante fechou uma aliança com a Impsat para oferecer um pacote de Serviço Gerenciado de Comunicação (SGC) a pequenas, médias e grandes companhias.
Batizada de Managed IP PBX, a oferta da Alcatel inclui um pacote de serviços para telefonia IP em cima da plataforma da fabricante OmniPCX (Office Enterprise). Pelo modelo de negócio, o cliente pagará um valor fixo por mês para uso do serviço, que será oferecido e gerenciado pela Impsat. As empresas poderão optar por manter os equipamentos de PABX IP funcionando dentro de casa ou hospedados na operadora.
Alain Plenier, vice-presidente de serviços corporativos para a América Latina, informa que já há cerca de 30 projetos em negociação na região para entrega da solução. Sua estimativa é fechar 50 contratos do serviço gerenciado até o final de 2006 no continente latino-americano.
O executivo observa que há demanda por este tipo de solução, uma vez que as empresas estão recorrendo mais a serviços de outsourcing para focarem-se no negócio e reduzirem custos. Do lado das operadoras, ele diz que também há interesse em adicionar novas ofertas ao cardápio por causa do declínio da receita com voz e dados tradicionais.
Antes da aliança com a Impsat, a Alcatel havia fechado um acordo com a Telemar e o primeiro cliente no Brasil é a Companhia Suzano. A fabricante de papel terceirizou o gerenciamento de sua rede de telefonia IP com 21 PABX, mas preferiu manter equipamentos internamente.
Para Pablo Yanez, diretor de produtos da Impsat Brasil, a parceria com a Alcatel amplia a oferta de produtos da companhia. ?Agora vamos prestar serviços dentro da casa do cliente. Antes chegávamos somente até à porta. O acordo possibilita uma maior aproximação com os usuários, que cada vez mais estão recorrendo a um provedor único?, afirma o executivo.
Cerca de 30% da base de 600 clientes da Impsat no Brasil contratam soluções de VoIP. São esses usuários que a empresa pretende atacar num primeiro momento com a oferta da Alcatel para depois tentar conquistar novos contratos.