Depois de venderem o Skype para o site de leilões eBay, por US$ 2,6 bilhões em 2005, os criadores do programa de telefonia pela internet, Janus Friis e Niklas Zennström, preparam para junho um novo lançamento, segundo o jornal britânico Financial Times. Trata-se do Joost, uma plataforma de televisão pela internet que oferecerá programas de dezenas de canais de todo o mundo.
Os suecos investiram os últimos dois anos no desenvolvimento do novo projeto, que até agora era conhecido pelo codinome Veneza. Segundo eles, cinco companhias, entre elas o canal norte-americano CBS e a gigante de comunicação Viacom, proprietária da MTV, investiram US$ 45 milhões na nova plataforma.
A operação também teve a participação das sociedades de capital de risco Index Ventures e Sequoia Capital, além de Li Ka-shing, presidente do conglomerado tecnológico Hutchison Whampoa, de Hong Kong. Tanto a Viacom como a CBS negociaram com o YouTube, do Google, para transmitir seus programas nessa plataforma, mas as conversas não prosperaram.
A Viacom também negociou no início deste ano com os gigantes da comunicação News Corporation e NBC Universal para lançar um serviço ao estilo do YouTube, mas a idéia não foi adiante devido a divergências.
O programa para usar o Joost poderá ser obtido gratuitamente no site www.joost.com e oferecerá programação de canais de todo o mundo, entre eles de música, humor, documentários e esportes. Até o momento, a companhia fechou acordos com mais de 150 redes de língua inglesa e, atualmente, está em conversa com canais de televisão em espanhol.