Anatel torna mais ágil portabilidade para clientes pré-pagos

0

Com o intuito de tornar mais ágil os procedimentos da portabilidade numérica para clientes pré-pagos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial, despacho da Superintendência de Serviços Privados que prevê que os dados cadastrais fornecidos pelo assinante no momento do pedido de troca à companhia telefônica para qual migrará serão considerados válidos pela operadora que ele está deixando, mesmo que contenham inconsistências.
Para isso, segundo o texto, devem ser atendidas duas condições: os dados precisam ser comprovados pelo interessado presencialmente junto à companhia receptora e tanto o número quanto o aparelho do interessado não podem estar impedidos por motivos de fraude, roubo ou extravio.
O despacho estabelece procedimento padronizado para a efetivação dos pedidos de portabilidade, com nível adequado de segurança contra fraudes, até a implantação e a efetiva operação de procedimentos sistêmicos que unifiquem, em nível nacional, o cadastro de usuários pré-pagos.
As operadoras continuam obrigadas a suspender o serviço caso seja detectada fraude ou negativa de atualização do cadastro. Atualmente, as inconsistências nos cadastros impedem que 6% das solicitações de portabilidade sejam efetivadas.
O problema tem várias causas. Entre elas, estão o comércio informal de aparelhos e números do Serviço Móvel Pessoal, e as compras de aparelhos vinculados ao plano pré-pago dados como presente que são mantidos em nome do comprador, quando deveriam ser transferidos para o nome do usuário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.