As ações de combate à pirataria realizadas em abril resultaram na apreensão de 66,2 mil CDs contendo programas falsificados, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira, 10, pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (Esa).
Segundo as associações, ao todo foram realizadas 55 ações, que culminaram também na retirada do ar de 20 websites que comercializavam softwares piratas e 1,6 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais. Também foram registrados 614 contatos, por email e telefone, que resultaram no envio de 254 notificações e no início de 15 ações judiciais.
Elas destacam o encerramento da quarta fase do Programa de Treinamento de Capacitação em Antipirataria para agentes públicos, universitários e empresários. A iniciativa, que passou por Maringá, Belém, Juiz de Fora, Santo André e São José dos Campos, entre os meses de março e abril, capacitou 315 policiais; 860 estudantes e 45 empresários.
"Desde 2006 desenvolvemos essa iniciativa e ficamos muito satisfeitos com o retorno dado pelos participantes. Temos sentido que esse trabalho, juntamente a uma série de outras ações conduzidas pelas iniciativas público e privada, tem contribuído para a diminuição da pirataria, a cada ano. E isso apenas reforça que estamos no caminho certo", finaliza Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes.
- Ações antipirataria