Comissão Europeia deve multar Intel nesta semana

0

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, deve anunciar nesta quarta-feira, 13, sentença com a condenação da Intel, maior fabricante de chips do mundo, por ter infringido a lei antitruste do bloco econômico, segundo pessoas próximas ao órgão informaram ao The Wall Street Journal.
O jornal americano afirma que a Comissão Europeia deve decidir pela da multa à empresa, além de obrigá-la a alterar a forma como comercializa seus produtos e dos chamados rebates aos fabricantes de computadores (percentual de desconto sobre o preço de lista dos produtos da empresa àqueles que aderirem ao seu programa de revenda) por considerar que causam restrições à competição.
Segundo advogados em Bruxelas, ouvidos pelo jornal, a comissão européia pretende aplicar à Intel uma das maiores multas da história por violação das lei antitruste.
A fabricante de chip é acusada de ter pago aos fabricantes de PCs para que utilizassem exclusivamente chips da empresa, em detrimento de sua rival AMD, e aos canais de varejo para que vendessem apenas máquinas com seus chips. A Intel também é denunciada por de vender seus chips abaixo do preço de custo aos fabricantes, para impedir a ampliação da participação de mercado da AMD.
Os problemas da Intel com a Comissão Europeia começaram em 2000, quando a AMD apresentou denúncia acusando a empresa de bloquear seu acesso ao mercado. Em 2007, a União Europeia encaminhou o processo com as acusações preliminares à Intel sobre as reclamações da AMD. Desde então, o processo se arrasta e pode ter um capítulo final nesta semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.