As empresas de comércio eletrônico podem reduzir entre 5% e 25% os gastos com tecnologia sem perder a fidelidade dos clientes, como forma de enfrentar a crise econômica mundial, segundo o Gartner.
Com a eliminação do uso de ferramentas customizadas de e-coomerce para aplicativos comuns (como carrinho de compras, por exemplo) e de soluções de código aberto no lugar de software de prateleira, as grandes empresas conseguem reduzir esses custos em 35% e as pequenas, em 25%, segundo o Gartner
O Gartner também observa que as empresas devem procurar incrememtar o retorno do investimento interno em tecnologia, excluindo qualquer aporte em tecnologia que não consiga alcançar taxa de utilização superior a 95%. Com isso, as empresas de comércio eletrônico podem diminuir os custos do serviço e de vendas e marketing em 15% e 10%.
Outra dica da consultoria é para as empresas que estão experimentando ferramentas de web 2.0 focarem no desenvolvimento de aplicações que permitam maiores taxas de retorno. Assim a economia de gastos chega a 10% para a grandes e de 5%, para as pequenas empresas.
Endurecer a negociação com os fornecedores de software também é apontado pela consultoria como uma possibilidade de redução de custos que pode chegar de 20% a 50% na taxa de licença e um adicional de 3% a 4% no longo prazo.
Por fim, o Gartner orienta que a organização interna, com a eliminação de funções similares e sobrepostas, pode gerar uma diminuição dos gastos da ordem de 10% a 15% no RH neste ano, além de 5% nos anos seguintes.
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