TSMC anuncia entrada no mercado de energia verde

0

A fabricante taiwanesa de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) anunciou na semana passada que vai abrir uma nova base de operações na China para a pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para energia verde, como painéis de energia solar. Segundo o jornal britânico Financial Times, o movimento é uma forma de tentar combater o declínio nas margens de lucro da empresa.
De acordo com o jornal, a empresa responde por quase 10% de todo o mercado mundial de semicondutores e é a primeira vez que procura uma nova área de negócio. Para Rick Tsai, CEO da TSMC, a o crescimento da indústria vem diminuindo, e é natural que a TSMC procure novas formas de atuar.
O executivo adiantou, porém, que a única decisão tomada até o momento foi a nomeação de Chao Ying-cheng, presidente da TSMC China, para chefiar uma nova unidade da empresa que vai pesquisar novas formas de energia verde. "Estamos olhando para tudo isso, pensando a muito longo prazo. Não é apenas entrar no mercado e tentar lucrar o mais rápido possível", declarou Tsai.
A maior queda enfrentada pela empresa foi no primeiro trimestre deste ano, quando a receita e lucro líquido reucam 54,8% e 94,5%, respectivamente, para cerca de US$ 1,2 bilhão e US$ 47,2 milhões.
Apesar da queda, a TSMC exerce um papel fundamental no crescimento da indústria. Tanto é que a americana Intel e a japonesa Fujitsu procuraram, nos últimos dois meses, a fabricante para ajudá-la na fabricação de seus produtos.
Tsai avalia que o mundo está vivendo uma nova realidade em relação ao mercado de computação. "Novos aparelhos, como smartphones e netbooks, estão acabando com as fronteiras entre computadores e aparelhos eletrônicos, mas o executivo ainda acha que é cedo para prever o que virá. É um fenômeno recente", alerta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.