A meta inicial da fornecedora de soluções de mobilidade Navita era de faturar R$ 19 milhões neste ano, mas os bons resultados registrados nos primeiros meses do ano a levaram a rever sua projeção para R$ 20 milhões. A expectativa da empresa é ultrapassar os 90% de crescimento neste ano, na comparação com os R$ 10 milhões de faturamento obtidos em 2010.
Uma das razões que levaram a Navita aumentar a estimativa foi o bom desempenho apresentado pelos serviços de gerenciamento de dispositivos móveis, que já respondem por 40% do faturamento e têm crescido a taxas exponenciais. Outro motivo para o otimismo foi a aquisição de uma fornecedora de soluções de gestão de custos de telecomunicações, em dezembro do ano passado. Sem revelar o nome da empresa nem o valor pago, o presidente da Navita, Roberto Dariva, avalia que o negócio representa uma grande oportunidade de venda cruzada, o que deve contribuir para aumentar o faturamento.
"Já conseguimos vender a solução adquirida para cerca de cinco de nossos atuais clientes e a expectativa é em um ano comercializá-la para 18% da nossa base de clientes. A prospecção é muito intensa", diz Dariva, citando que a Navita detém uma base de 300 clientes.
Segundo o executivo, o plano de crescer por meio de aquisições será mantido, mas a Navita comprará apenas empresas que tragam complementariedade de tecnologia, por meio de soluções inovadoras que agreguem valor ao portfólio da companhia. A estratégia de expandir a atuação por meio de parcerias também está no escopo e a meta é de entrar com força no mercado dos Estados Unidos.
"Queremos fechar com três a quatro parceiros nos EUA", afirma Dariva, embora reconheça a dificuldade da empreitada em razão do câmbio desfavorável, devido a sobrevalorização do real. Na América Latina, a Navita tem atuação em boa parte dos países por meio de parceiros de negócios.
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