Sete meses depois de intensas negociações, as empresas gaúchas ABYZ IT, LatinTec, MI Informática e SK Tecnologia anunciaram a fusão de suas operações, o que cria a maior empresa de serviços de TI do Rio Grande do Sul. A divulgação foi feita nesta quarta-feira, 11, na BITS 2011 – Business IT South America, primeiro evento da CeBIT no Brasil, organizado pela Deutsche Messe em parceria com a Converge Comunicações e a Fiergs.
A nova companhia – ainda sem nome definido – já nasce com um faturamento de R$ 50 milhões anuais e uma carteira de mais de 4 mil clientes, na qual figuram nomes como a Grandene, Tramontina, Brasil Foods, Telefônica, Vonpar, que atua nos segmentos de bebidas e de alimentos, e a Randon, entre outras.
Com a fusão, a empresa se posiciona também como uma forte competidora no mercado nacional de serviços de TI, fornecendo desde serviços de consultoria, implantação, integração a gerenciamento de infraestrutura de TI. Com a união, o comando do novo grupo deve ficar a cargo de Celso Luis Furlin, diretor comercial da MI Informática, mas a ideia, segundo ele, é que haja um rodízio na presidência da empresa. Pelo acordo, os demais sócios assumem posições nas cinco diretorias que foram criadas. De acordo com o executivo, o foco da nova empresa será o Sudeste, concentrando suas estratégias para ganhar mercado em São Paulo e, depois, partir para os demais estados da região, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A estratégia com a fusão, segundo Glauco Nunes, presidente da LatinTec, foi ganhar musculatura para competir com pesos pesados desse mercado como Sonda IT, Tivit e CPM Braxis. Ele diz que as empresas já desenvolviam trabalhos conjuntos e a complementaridade favoreceu o negócio, já que cada uma delas possui especialidade em uma área de infraestrutura de TI – abrangendo desde cabeamento estruturado, refrigeração, backup até contingência –, o que vai permitir ofertas mais completas. A operação, diz Nunes, foi uma decisão estratégica das empresas, "que compreenderam que o mercado está crescendo rapidamente e que as empresas que não querem ficar para trás não podem perder tempo".
A fusão também vai proporciona escala e base tecnológica necessárias para desenvolver a sua estratégia de abertura de capital. De acordo com Rodrigo Castro, diretor da ABYZ IT, a previsão da nova empresa é alcançar os R$ 100 milhões de faturamento até o fim de 2012, quando está prevista a conclusão do processo de integração das operações das quatro empresas. Se isso se confirmar, a idéia, segundo ele, é já no ano seguinte lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Para atingir essa meta, Castro diz que a empresa já iniciou um processo de expansão do quadro de funcionários. "Estamos com vagas abertas para contratação de 12 profissionais de perfil técnico [engenheiros e analistas de sistemas] e nove na área comercial. Com isso, até o fim do ano a equipe deve passar dos atuais 120 empregados para 150 funcionários."
- Sinergia