A incubadora de tecnologia R18 Comunicação desenvolveu uma plataforma gratuita na web para gerenciamento da venda de ingressos, independentemente do tamanho, natureza ou abrangência do evento. O repasse do dinheiro das vendas de entradas é feito diretamente ao organizador pelo PayPal, o sistema de pagamentos online utilizado no serviço.
Denominada Eh.Ticket, a interface web da R18 funciona nos moldes de serviços já existentes nos Estados Unidos e na Europa. O responsável pelo evento registra-se no site, cadastra o evento e divulga a página personalizada criada pelo próprio sistema. A partir daí, pode acompanhar a venda dos ingressos pelo site.
O comprador também precisa se cadastrar no Eh.Ticket. Ele escolhe quantas entradas quer comprar, paga por meio do PayPal. O ingresso é recebido por e-mail.
Entre as funcionalidades do Eh.Ticket, a empresa destaca divulgação do evento no Facebook e Twitter, disparo de e-mail marketing do evento para listas importadas, criação de widget no site do dono do evento, botão de compra dentro da fanpage do dono do evento, página exclusiva com as informações do evento e relatórios diversos.
O sistema também oferece controle de entrada por meio de leitura de QR Code do ingresso, digitação de código alfanumérico e importação de lista com dados de todos os compradores.
A expectativa da E18 é repetir no Brasil o sucesso que essas plataformas fazem lá fora. De acordo com a empresa, uma delas, nos Estados Unidos, vendeu 57 milhões de ingressos desde seu lançamento, em 2006, e recebeu na interface mais de 500 mil eventos só no ano passado. A previsão de faturamento para este ano está na casa de 1 bilhão de dólares.