A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 11, em conjunto com o Ministério Público Federal, a Operação Logoff, para obter novas provas de irregularidades já constatadas na aplicação de R$ 4,7 milhões repassados à Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para o programa Jampa Digital, destinado a oferecer serviços de internet gratuita à população do município.
As irregularidades referem-se ao procedimento licitatório e à execução do contrato firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a empresa Ideia Digital, vencedora do certame, realizado em 2009, para implantação do programa. Foi constatado que a combinação de valores entre as empresas participantes a fim de fraudar o caráter competitivo da licitação e o desvio de recursos públicos em razão de superfaturamento por sobrepreço. Constatou-se ainda que a empresa Ideia Digital chegou a utilizar um de seus empregados para representar outra empresa na concorrência.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na sede da empresa Ideia Digital, na Bahia, e em suas filiais em Pernambuco, bem como nas residências dos seus sócios e nos setores de licitação e de compras da Prefeitura de João pessoa. O objetivo é quantificar o dano causado aos cofres públicos e identificar os responsáveis. Participam da operação 30 policiais federais e sete servidores da Controladoria-Geral da União (CGU).