O Google apresentou nesta quarta-feira, 10, as iniciativas de incluir IA – Inteligência Artificial Generativa em seu mecanismo de busca para que o usuário possa encontrar respostas rápidas e contextualizadas às consultas, sem que o usuário precise clicar em outros links.
Também, entre outras novidades, anunciou o modelo de linguagem PaLM 2, que servirá de base para diferentes iniciativas de IA da companhia, como Bard e Pesquisa. A linguagem oferece suporte a outras mídias além do texto e deve se integrar a Gmail, Docs, Maps, outros apps do Google Workspace
Também no Google I/O, o Google Cloud e Workspace apresentaram novidades que envolvem a adoção de IA generativa em seus produtos e soluções, com foco tanto no usuário final, como para desenvolvedores e empresas.
O Google Workspace anunciou o Duet AI para Google Workspace, que reúne todos os recursos de IA generativa e permite que os usuários colaborem com a IA para que possam ser mais produtivos todos os dias.
Os recursos abaixo estão sendo oferecidos para trusted testers, por meio do Workspace Labs:
- Gmail: está sendo adicionada a capacidade de redigir respostas que consideram o contexto da thread de um e-mail já existente — a experiência está sendo disponibilizada em dispositivos móveis.
- Google Slides e Meet: no Slides, os usuários podem gerar, facilmente, imagens a partir de descrições de texto, ajudando a trazer vida às histórias. No Meet, essas imagens podem ser usadas para criar planos de fundo personalizados.
- Google Sheets: a classificação de dados e a criação de modelos personalizados estão sendo automatizados, ajudando os usuários a analisar e organizar dados com mais rapidez do que nunca.
IA generativa para o Google Cloud
Para ajudar os usuários de nuvem de todos os níveis de habilidade a resolver seus desafios diários de trabalho, o Google Cloud anunciou o Duet AI para Google Cloud, que auxilia os usuários da nuvem com a conclusão de código contextual, oferecendo sugestões ajustadas à uma base de código, gerando funções inteiras em tempo real e ajudando com revisões e inspeções de código. O recurso transforma, fundamentalmente, a maneira como os usuários da nuvem de todos os níveis de habilidades criam novas experiências e é incorporado às interfaces do Google Cloud, no ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), no Google Cloud Console e até no chat.
Com o intuito de ajudar desenvolvedores a criar aplicativos de IA generativa de maneira mais simples e eficiente, o Google Cloud apresentou novos modelos e recursos de base em seus produtos de IA, agora disponíveis na plataforma Vertex AI. Esses novos modelos incluem: o Codey, modelo de geração de código que acelera o desenvolvimento de software com geração, conclusão e chat de código; Imagen, modelo de conversão de texto em imagem que permite aos clientes gerar e personalizar imagens em nível de estúdio; e o Chirp, modelo de fala de última geração que permite às empresas se envolverem mais profundamente com seus clientes, inclusive em seus idiomas nativos com legendas e assistente de voz.
Também foram anunciados o Text Embeddings API, um novo terminal de API que permite aos desenvolvedores criar mecanismos de recomendação, classificadores, sistemas de resposta a perguntas, correspondência de similaridade e outros aplicativos sofisticados com base na compreensão semântica de texto ou imagens; e o aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF), que permite às organizações incorporar feedback humano para personalizar e melhorar o desempenho dos modelos de forma mais profunda.