O Boston Consulting Group (BCG) e a Intel anunciaram uma colaboração estratégica para promover a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) usando hardware e software IA Intel de ponta a ponta, trazendo soluções totalmente personalizadas e proprietárias para clientes corporativos enquanto os dados privados são mantidos no isolamento de seus ambientes confiáveis.
"A IA generativa é uma área nova e dinâmica, o que significa que as organizações devem escolher a tecnologia certa para impulsionar sua jornada de GenAI", diz Suchi Srinivasan, diretor administrativo e sócio do BCG. "A tecnologia deve ser de nível empresarial desde o primeiro dia e permitir privacidade, segurança, facilidade de uso e escalabilidade. Nossa colaboração com a Intel permitirá que as empresas desenvolvam vantagens competitivas por meio de soluções de GenAI personalizadas, enquanto enfrentam de forma consciente as mudanças de pessoas, processos e políticas necessárias para obter o valor máximo dessas soluções transformadoras".
A capacidade de dimensionar aplicativos de IA em toda a empresa continua a ser um desafio para as empresas em todos os setores. Embora a nova onda de recursos de GenAI tenha o potencial de transformar setores inteiros e criar vantagem competitiva de longo prazo, uma barreira para a adoção corporativa são os riscos inerentes associados à privacidade e segurança dos dados.
Na base dessa colaboração está a segurança incorporada para proteger melhor os dados hoje e no futuro. De acordo com uma pesquisa conjunta do BCG e do MIT Sloan Management Review, 84% dos executivos globais acreditam que a IA responsável (RAI, na sigla em inglês) deve ser prioridade nas agendas de gerenciamento, mas apenas 25% possuem programas abrangentes de RAI em vigor.
"A IA generativa requer uma abordagem verdadeiramente democratizada que permita escolhas mais seguras e escaláveis para que as empresas possam se beneficiar com segurança da tecnologia", diz Sandra Rivera, vice-presidente executiva e gerente geral do Data Center e AI Group da Intel. "Nossa colaboração com o BCG nos permite ajudar os clientes a criar aplicativos de IA generativa que exigem tecnologia otimizada em toda a pilha totalmente dentro do perímetro de segurança escolhido."
As empresas também têm dificuldade com ferramentas embrionárias para monitorar e gerenciar essas soluções de GenAI em escala e integrá-las facilmente aos fluxos de trabalho corporativos existentes. Essa colaboração permite uma oferta pronta para uso e de nível empresarial que permite que as empresas atendam aos requisitos de dimensionamento e gerenciamento do ciclo de vida com facilidade e de maneira mais econômica.
O BCG aproveitou o supercomputador de IA da Intel com as vantagens complementares dos processadores escalonáveis Intel Xeon e aceleradores de hardware otimizados para IA (Habana Gaudi), bem como software de escala de nuvem híbrida pronto para produção, para desenvolver um modelo de base específico para o domínio treinado em dados proprietários do BCG, que oferece insights com base em mais de 50 anos de dados altamente confidenciais e proprietários. Além disso, todo o treinamento e inferência de IA foram concluídos dentro do perímetro de segurança do BCG.
Juntamente com uma interface de chatbot de linguagem natural personalizada com hardware e software IA Intel, os colaboradores do BCG conseguiram recuperar e resumir informações por meio de pesquisa semântica que antes estavam ocultas em longas listas de documentos de várias páginas. Em comparação com as soluções de pesquisa de palavras-chave existentes utilizadas pelos colaboradores do BCG, os usuários relataram melhorias de 41% na satisfação, 25% na relevância dos resultados e 39% nas taxas de conclusão do trabalho aprimoradas usando o aplicativo de GenAI de nível de produção.
A oferta conjunta impulsionada por essa colaboração foi projetada para resolver diversos problemas de negócios do mundo real, como o emprego de agentes de gerenciamento de portfólio automatizados para o setor de gerenciamento de ativos, operações de manutenção de companhias aéreas usando dados proprietários de companhias aéreas e agentes de desenvolvimento de software mais seguros com bases de código confidenciais personalizadas.