RH aposta em Chat GPT para evoluir dentro das empresas

0

Novas soluções seguem ganhando espaço no mercado a todo momento. A sensação é quase a de que avançamos 30 anos em apenas 5, com tanta tecnologia presente tanto no nosso dia a dia como no trabalho. A expansão desse mercado e os investimentos aplicados não param de crescer, e recentemente um tópico vem dominando as discussões: a criação e utilização do Chat GPT no mundo corporativo. O uso de inteligência artificial não é nenhuma novidade, mas as possibilidades apresentadas pela ferramenta chamam a atenção dos profissionais brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Semrush, o Brasil corresponde a 4,3% do total do tráfego de visitas do site, sendo um dos cinco países que mais acessam a página da inteligência artificial.

E um dos segmentos que vem apostando no uso do Chat GPT é justamente o de RH. Com a possibilidade de automatizar processos como a descrição e abertura de vagas, análise de currículos, divulgação de vagas e processos de testes e aplicação de conhecimentos específicos, que quando elaborados da forma tradicional podem significar horas de dedicação, a ferramenta tem sido uma grande aliada da área, atuando com a capacidade de simplificar as rotinas e garantir mais agilidade para os profissionais.

O RH, aliás, vem sendo um precursor no uso de tecnologias dentro das empresas. Gestão de pontos, desenvolvimento profissional e plano de carreira são alguns outros processos que ganham cada vez mais soluções inovadoras e que tornam a área mais estratégica e assertiva. Com o avanço da sociedade e modelos de trabalho, os profissionais de recursos humanos precisaram rever e reinventar sua forma de trabalhar, como atrair e reter talentos, como manter a cultura organizacional, como inovar e criar propósito para as empresas e funcionários. Isso tudo aliado às mudanças geracionais que demandam mudanças antes desconhecidas.

O uso da tecnologia e a automatização de processos como as proporcionadas pelo Chat GPT abrem portas para que os profissionais de RH olhem para as necessidades humanas e não as processuais. Enquanto a inteligência artificial descreve uma vaga, é possível, por exemplo, estudar e aprender sobre a geração Z e o que ela espera do mercado de trabalho. Estamos vivendo a mudança geracional de forma muito evidente e essa deve ser uma preocupação do RH exercida pela mente humana.

O setor tem muito a desenvolver, mas a boa receptividade com as novas tecnologias conta a favor do RH, afinal abre caminho para que o principal objetivo da área, de ter o olhar centrado no humano, possa ser realizado de forma efetiva, enquanto a tecnologia trabalha nos processos que podem ser automatizados. O Chat GPT é um grande exemplo, enquanto as discussões em torno de suas vantagens ainda acontecem, o setor de recursos humanos toma a frente e já o coloca para dentro do seu dia a dia. É um caminho sem volta, mas muito promissor para todo o mercado.

Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.