A Scala Data Centers e a Vertiv anunciaram nesta quinta-feira, 11, um contrato estratégico de três anos através do qual a Scala adquirirá soluções e serviços da Vertiv para as implementações da sua infraestrutura crítica digital. O contrato inclui soluções tecnológicas no estado da arte para gerenciamento térmico para os câmpus de data centers da Scala no Brasil, Chile e Colômbia.
A Vertiv entregará, na primeira fase do projeto, 364 unidades de fan coil para CRAH (Computer Room Air Handler, unidade de tratamento de ar para sala de computadores) e 58 chillers para Data Centers Hyperscale da Scala, com uma capacidade de refrigeração estimada de 130 MW em seis sites, com aproximadamente 93 MW no Brasil e 38 MW no Chile. Até a fase final do projeto, onze sites de data centers contarão com o suporte das soluções de gerenciamento térmico da Vertiv no Brasil, Chile e Colômbia. Os equipamentos fornecidos durante o período do contrato contarão com a mais nova tecnologia, permitindo que os sites acompanhem o ritmo dos avanços de recursos e de eficiência energética.
Chillers de free-cooling com solução adiabática foram selecionados para proporcionar a melhor eficiência dinâmica para diversos data halls da Scala, em alinhamento com a estratégia de sustentabilidade da Scala. As soluções da Vertiv têm total redundância, com uma unidade de backup de refrigeração para cada unidade primária — esta é uma solicitação crítica da Scala para suportar a continuidade dos negócios de seus clientes.
Na primeira fase, as soluções da Vertiv serão instaladas nos data centers que a Scala está construindo na América Latina, incluindo dois câmpus no Brasil: Tamboré, localizado em Barueri (SP), que é o maior campus de data centers na América Latina com 600 MW de potência garantida; e um segundo campus em Jundiaí, no interior de São Paulo. No Chile, o equipamento será usado nos data centers sendo construídos no Campus Lampa, próximo à Santiago, que é o maior campus de data centers que já foi autorizado no país, com capacidade total de 120 MW. Os data centers da Colômbia serão contemplados com investimentos posteriores. Desde a sua fundação em 2020, a Scala já investiu mais de R? 6 bilhões em seus projetos na região.
Os engenheiros da Vertiv e da Scala trabalharam juntos na América Latina e nas plantas de manufatura da Vertiv na Itália e na Eslováquia para criar uma linha de produção dedicada à Scala. Equipes de profissionais das áreas de engenharia, pesquisa e desenvolvimento (P&D), linha de montagem e testes das duas organizações trabalharam em conjunto para desenvolver um projeto completamente customizado para a Scala e para as necessidades de infraestrutura crítica digital de seus clientes.