A Vivo amplia sua estratégia às micro, pequenas e médias empresas do País e adota novo posicionamento com foco em atender esses empreendedores, sejam eles em fase inicial ou já em operação, a partir de soluções digitais integradas e orientadas para cada ramo de atividade.
Com o Vivo Meu Negócio, um ecossistema digital exclusivo e dedicado, os pequenos empreendedores terão acesso facilitado aos serviços que darão suporte à entrada e manutenção no ambiente online, democratizando o ponto de partida rumo a digitalização.
O Vivo Meu Negócio parte da conectividade e se complementa com soluções cuidadosamente desenvolvidas – em parceria com importantes players de mercado – para todos os desafios do negócio: desde o momento de abrir a empresa, passando por soluções ágeis de gestão, custos e despesas até ferramentas para presença na web com criação de site, registro de domínio, hospedagem e estratégia SEO.
Para fomentar esse novo jeito de atender às pequenas empresas, o Vivo Meu Negócio insere em seu ecossistema o Vivo Gestão de Vendas, nova solução em nuvem no modelo ERP (Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês) para oferecer melhor gerenciamento ao negócio, com suporte aos processos nas áreas de finanças, cadeia de suprimentos, serviços, atendimento.
A nova solução pode ser adaptada para diferentes setores, com destaque ao Varejo, Comércio e Alimentação – especialmente bares e restaurantes – por possuir aplicações que dialogam diretamente com o aumento de eficiência destes ramos de atividade, como, por exemplo, um sistema de frente de caixa, controle inteligente de estoque, emissão de notas fiscais, controle de comanda e pedidos para a cozinha.
O Vivo Gestão de Vendas pode ser adquirido por apenas R$ 9,90/mês e conta com processos integrados do início ao fim que substituem a contratação e gestão de diversos sistemas, por uma única plataforma com opção de controle remoto a partir de um smartphone.
A iniciativa é impulsionada pela crescente atuação da Vivo na oferta de serviços digitais corporativos, fortalecendo o rumo à consolidação de ser a principal parceira digital das empresas. Para se ter uma ideia, no último ano, as receitas de cloud, cibersegurança, IoT, big data, venda e aluguel de equipamentos de TI geraram cerca de R$ 2,7 bilhões, valor 29% superior, quando comparado a 2021. No primeiro trimestre do ano, essa receita cresceu 32%, com faturamento de R$ 813 milhões, já representando 6,4% da receita total da Vivo no trimestre.
Atualmente, a Vivo conta com mais de 1,5 milhão de clientes corporativos – sendo as PMEs sua maior parte. Este segmento reúne por 99% das empresas existentes, por 62% dos empregos de carteira assinada do País e participação de 27% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados do Sebrae. Por outro lado, os pequenos negócios detêm as maiores taxas de mortalidade empresarial, tendo os microempreendedores na liderança, com 29% de encerramento após cinco anos de atividade.