As batalhas judiciais entre a Nokia e a Qualcomm parecem não ter mais fim. O novo front agora se desenrola em um tribunal do estado americano do Texas, onde a fabricante finlandesa de celulares abriu um processo com o objetivo de rebater as ações movidas pela Qualcomm.
Há cerca de um ano e meio, as duas empresas travam uma disputa na Justiça em torno de direitos de propriedade intelectual. Nesse período, a companhia americana abriu 11 processos contra a fabricante de celulares, sob a alegação que a Nokia utiliza patentes da tecnologia CDMA e WCDMA, sem autorização. Esta, por sua vez, agora acusa a fabricante de chips de violar seis patentes na implementação de suas tecnologias de TV móvel MediaFLO e para transmissão móvel de dados, o Brew. A Nokia está solicitando indenização e um mandado contra a Qualcomm, de acordo com o americano The Wall Street Journal.
Apesar da dezena de processos por patentes abertos contra a Nokia, a Qualcomm até agora não obteve sucesso. No mês passado, a Nokia reagiu com seu primeiro processo contra a Qualcomm, no Wisconsin, relacionado a tecnologias para chipsets. Na semana passada, a fabricante americana perdeu uma batalha contra a rival Broadcom. A International Trade Commission dos Estados Unidos decidiu contra a Qualcomm, proibindo a importação de novos telefones avançados que, segundo a comissão, violam patentes detidas pela Broadcom.