O estado do Texas aprovou uma lei que obriga os fabricantes de eletroeletrônicos, incluindo computadores, a recolher e reciclar equipamentos obsoletos, segundo um projeto de lei estadual. Denominada de House Bill, a lei ainda deve ser sancionada pelo governador daquele estado americano para entrar em vigor. Segundo o diário The Washington Post, a aprovação da lei atende a um pedido da Dell, que já recicla seus PCs nos Estados Unidos, e desejaria forçar outros fabricantes a adotar a mesma prática.
Pelo texto aprovado, os fabricantes de PCs terão de colocar uma etiqueta em cada gabinete e monitor que estiver à venda no estado com o telefone de um serviço gratuito, informando aos consumidores que devem retornar o equipamento ao fabricante para reciclagem ou reutilização sem nenhum custo adicional.
Os fabricantes deverão também enviar um relatório anual aos órgãos reguladores informando o peso de cada equipamento reciclado ou reutilizado no período. Os microcomputadores e periféricos que não são mais utilizados acabam se acumulando em depósitos onde podem liberar chumbo, mercúrio e outros metais tóxicos.
O projeto foi aprovado na Câmara do estado do Texas no mês passado e só depende da sanção do governador, que ainda não anunciou se irá assinar a lei, que tem até o dia 17 de junho como data limite para prescrever.