O programador sênior da Faculdade de Medicina do ABC, Bruno Martins Stuani, de 20 anos, será o primeiro brasileiro a realizar um programa de estágio na sede Google, em Seattle (EUA). O convite surgiu após desenvolvimento do projeto pessoal ?Google Talk Plugin / GT-Plug?, que consiste na criação de recursos adicionais não incorporados ao Google Talk, serviço do site de buscas utilizado para troca de mensagens instantâneas. Stuani é, também, o primeiro no mundo a desenvolver plugins para o programa.
Os plugins criados pelo brasileiro utilizam o Google Talk original e adicionam recursos que hoje fazem falta ao usuário, tais como links de vídeos ? recurso que mais chamou a atenção do Google ?; personalização do status, que permite efetuar a troca do status do usuário (online, offline, ausente, ao telefone, etc.) com apenas dois cliques; emoticons, imagens que representam sentimentos e que substituem palavras durante a conversação; tecla ?antipatrão?, que modifica o ícone do programa no canto inferior da tela visando a privacidade do usuário; telas semitransparentes, que possibilitam controlar diferentes níveis de transparência nas telas do Google Talk; e a customização da janela de conversação, que permite que o fundo de tela nas janelas de conversação seja alterado, com diversas opções de papel de parede.
O projeto GT-Plug foi finalizado em 2005 e disponibilizado no site http://gtplug.projetobms.net, criado pelo próprio autor. O Google teve acesso às informações e desde então manifesta interesse nas idéias de Stuani. ?Primeiro o Google disponibilizou auxílio técnico para aperfeiçoar o projeto. No fim de 2005, recebi convite para participar do estágio de engenharia do Google nos EUA e já estava tudo certo. O único problema foi conseguir o visto de permanência, pois precisava de pelo menos dois anos completos de faculdade e na época eu tinha apenas um ano e meio?, relata Stuani.
O escritório internacional do Google entrou em contato com a filial de Belo Horizonte e surgiu a possibilidade de transferência do estágio para Minas Gerais: ?A equipe de Belo Horizonte foi franca ao avisar que se fizesse o estágio em Minas, dificilmente me chamariam para Seattle. Fui orientado a esperar, pois certamente o convite para os EUA seria refeito. Foi o que aconteceu em novembro do ano passado?, completa.
Stuani ficará a primeira semana de julho em Seattle, a fim de acertar toda documentação local necessária para permanecer nos EUA. A semana seguinte será de treinamento na Califórnia. A partir de 16 de julho os trabalhos serão iniciados em Seattle e vão até 12 de outubro. O retorno às atividades na Faculdade de Medicina do ABC está programado para 22 de outubro. O jovem reside em Santo André, no ABC paulista, e está no terceiro ano do curso de Engenharia da Computação. Desde janeiro de 2006 atua como programador sênior na Faculdade de Medicina do ABC.