A Juniper Networks anunciou nesta segunda-feira, 11/6, o mais novo integrante da família de roteadores Série T: o roteador de core T1600.
Capaz de permitir velocidades de até 1.6Tbps (terabit por segundo) em apenas meio chassi de rack, o produto para core de rede facilitará a transição para redes de próxima geração, além de permitir aos provedores de serviços acelerarem o desenvolvimento dos serviços aos seus assinantes ? com a agilidade e o controle necessários para ofertas futuras, além de garantir maior proteção dos investimentos dos provedores.
"Ao acelerar o desenvolvimento de nossa próxima geração de soluções para redes do século 21 e a transição para um mundo baseado em IP, estamos dando aos usuários um novo poder de controle, escolha e flexibilidade", disse Matt Bross, diretor de tecnologia do Grupo BT. "
O novo roteador multi-terabit de core da Juniper nos permitirá ampliar as capacidades de rede para atender às demandas crescentes por serviços, sem a necessidade de implementação de novos sistemas à rede. Desta forma, poderemos acelerar o desenvolvimento de novos serviços, garantir experiências mais sofisticadas ao usuário final e maximizar os investimentos já realizados em produtos da Série T?.
Escalabilidade
Desenvolvido para implementações baseadas em múltiplos chassis, o T1600 pode ser configurado para entregar até 3.2Tbps em apenas um rack padrão de 2,1 metros, mais de duas vezes a capacidade das plataformas concorrentes. O T1600 é um roteador com menor consumo de energia, utilizando 30% menos energia e exigindo 30% menos resfriamento do que as outras plataformas oferecidas no mercado, o que garante excelência operacional e ajuda a reduzir o custo total de propriedade (TCO).
"O mercado de roteamento de core está prestes a ingressar em uma nova fase de crescimento, conduzido principalmente pelas demandas dos provedores de serviços para suportar o rápido crescimento das ofertas de internet e IPTV", disse Mark Bieberich, vice-presidente da divisão de Soluções de Infra-estrutura para Provedores de Serviços do Yankee Group. "É importante que os fabricantes de roteadores se antecipem a esse aumento de demanda, estendendo o ciclo de vida de seus produtos e o alcance de suas capacidades de escalabilidade, provendo atualizações de baixo custo para os sistemas já comercializados. A Juniper atende a esta exigência ao lançar o T1600."
O roteador de core T1600 deve estar disponível para implantações no quarto trimestre de 2007.