Bancos criam sistema eletrônico para reduzir boletos de cobrança em papel

0

Cerca de 130 bancos, que já fazem parte da compensação de cobrança, deverão participar do sistema Débito Direto Autorizado (DDA), que será lançado em julho pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

O novo sistema deve tirar de circulação em torno de 800 milhões de boletos físicos, de um total de 2 bilhões de boletos de papel que trafegam atualmente no setor bancário nacional.

Só para dar uma idéia, no ano passado, circularam em torno de 1,3 bilhão de boletos somente pela Câmara Interbancária de Pagamentos (Cip), 30% a mais que o registrado no ano anterior.

O detalhamento do projeto será apresentado nesta quinta-feira (12/6) pelo diretor de serviços bancários da entidade, André Rodrigues Cano, no painel "Meios de Pagamento", no Ciab Febraban, que acontece até sexta-feira (13/6), em São Paulo.

O DDA é mais uma inovação desenhada e implementada pela Febraban e os bancos associados para contribuir com maior produtividade e eficiência do sistema. No inicio da década de 90 foi inserido nos boletos ou bloquetos de cobrança o código de barras. Isso permitiu
que a compensação fosse realizada de forma eletrônica, sem o trânsito do documento
físico pela compensação. Mas, o cliente continuou recebendo em casa ou na empresa, os boletos em papel, que substituíram, por sua vez, as duplicatas, notas promissórias, letras de câmbio, recibos ou cheques.

Agora, o DDA surge para facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários. O sistema permitirá que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. Os valores das transações, a exemplo do que já ocorre hoje, serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.