A Alcatel-Lucent, Cisco, Clearwire, Intel, Samsung e Sprint Nextel anunciaram nesta quarta-feira (11/6) a formação da Aliança Aberta de Patentes (OPA, na sigla em inglês) para acelerar a adoção e disseminação da tecnologia e produtos WiMAX.
A aliança promoverá um modelo competitivo e aberto de direitos de propriedade intelectual, estimulando o crescimento de uma indústria WiMAX que ofereça uma diversidade maior de opções e menores custos de equipamentos e serviços para a tecnologia, e de dispositivos e aplicativos WiMAX em âmbito global.
Para alcançar esses objetivos, a OPA criará um pool de patentes WiMAX, de modo a ajudar as empresas participantes a ganhar acesso a licenças de patente oferecidas por seus proprietários a um custo previsível.
Em relação a diferenciação e a interoperabilidade dos produtos a um custo previsível, a abordagem vai se concentrar na oferta de uma estrutura de direitos autorais mais competitiva, cobrando apenas pelas características necessárias para desenvolver produtos WiMAX.
"Entre as primeiras a apoiar consistentemente o ecossistema WiMAX 802.16e, a Alcatel-Lucent acredita que as experiências dos usuários finais impulsionarão a revolução da banda larga wireless", destacou Philippe Keryer, presidente do setor de acesso móvel da Alcatel-Lucent.
"Estamos confiantes de que a formação da aliança, que está totalmente alinhada com o Programa Aberto CPE da Alcatel-Lucent, garantirá a disponibilidade de um amplo e diversificado leque de dispositivos para o consumidor, permitindo que os fornecedores de serviço ofereçam uma seleção de aplicativos e dispositivos capazes de promover o enorme potencial de banda larga wireless viabilizado pelo WiMAX ", afirmou Keryer.
A OPA espera alcançar a participação de mais seis a nove empresas investidoras para cobrir a cadeia de valor do WiMAX e ter ampla representação geográfica.