Governo cogita manobra no conselho da Anatel para aprovar fusão BrT-Oi

0

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu nesta quarta-feira (11/6) que o governo poderá indicar um conselheiro substituto para a Anatel a fim de acabar com o impasse existente no conselho em relação à aprovação da compra da Brasil Telecom pela Oi.

Devido a dificuldade de solução da questão, o conselho ? que deveria ser formado por cinco membros, mas que atualmente apresenta um cargo vago ? já adiou por várias vezes a decisão quanto à operação. A compra, que resultaria na formação de uma megaoperadora nacional de telefonia, conta com o apoio do governo Lula. A indicação do conselheiro substituto seria, então, uma manobra regimental do Executivo para obter a maioria nesse colegiado e, assim, aprovar a operação no âmbito da Anatel, sem precisar passar pelo Congresso.

?O conselheiro substituto é uma hipótese que se tem, um instrumento que se tem, e que já foi usado várias vezes no passado? declarou Hélio Costa. O ministro afirmou ainda que o presidente Lula "está ciente da importância desse procedimento e já está com os nomes [dos candidatos a conselheiro]".

A partir da aprovação na Anatel, o Executivo pretende alterar as regras do setor de telefonia (mais especificamente, o Plano Geral de Outorgas – PGO), porque a legislação, da forma como está, impede a compra da Brasil Telecom pela Oi.

Os quatro membros do conselho diretor da Anatel são Ronaldo Sardenberg (presidente da agência), Plínio Aguiar Júnior, Pedro Jaime Ziller de Araújo e Antônio Domingos Teixeira Bedran.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.