Um estudo realizado com mais de 1.000 tomadores de decisão na área de TI realizado pela Harris Interactive, a pedido da IntraLinks, revela que, com muita frequência, as informações sensíveis trocadas entre parceiros empresariais e clientes, que ultrapassam os limites do firewall de suas organizações, ainda são feitas principalmente através de e-mails e ferramentas de compartilhamento de arquivos destinadas a consumidores em geral, tais como sites de FTP (protocolos de transferência de arquivos).
O levantamento, que entrevistou 1.000 “decision makers” de TI no mundo, sendo 127 brasileiros, mostrou que 68% por cento dos entrevistados no mundo ainda usam e-mails como seu método principal de enviar e trocar arquivos grandes e dados sensíveis. No Brasil, 82% dos entrevistados afirmaram que encontrar dificuldades no envio e compartilhamento de arquivos pesados.
A computação em nuvem também foi apontada como uma modalidade em potencial para empresas que dependem da troca de informações com parceiros e clientes. De acordo com os tomadores de decisões brasileiros, 74% veem a adoção de Cloud Computing com otimismo e 78% concordam que os processos de TI podem ser adaptados para a nuvem. O estudo também revelou que segurança é prioridade para a nuvem: 93% concordam que o foco dos provedores de soluções baseadas em Cloud deve ser em otimização da segurança.
Os entrevistados concordam que seus processos podem rapidamente se adaptar à Cloud computing. Entre eles, norte-americanos (55%), britânicos (65%), franceses (57%), alemães (55%), brasileiros (78%), japoneses (41%) e australianos (67%). Perguntados se acreditam que a nuvem poderá tornar os processos mais eficientes, 82% dos brasileiros disseram que sim, enquanto 56% dos americanos e apenas 42% dos franceses concordaram.
De acordo com a IntraLinks, o sucesso nos negócios sempre dependeu da colaboração eficaz entre pessoas, mas hoje a natureza da colaboração está mudando. As atividades empresariais se estendem, agora, a uma rede ampla de relacionamentos com parceiros empresariais e clientes e uma grande variedade de interações, de uma simples comunicação ad hoc a relacionamentos mais intensos, englobando fluxo de trabalho e troca de conteúdo e colaboração de forma segura.