O novo website da Associação de Literatura e Beneficência Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – onde há 218 médicos especializados em oftalmologia – será, conforme a previsão, completamente concluído em julho próximo. Mas nova página, na qual foram investidos R$ 30 mil, já se mostra efetiva. O número de acessos aumentou e a independência do gerenciamento e inserção de conteúdo pelo serviço de marketing facilita o fluxo de trabalho e a publicação de informações conforme a demanda. O site conta também com a otimização dos processos de atualização, o que reduz a complexidade e, consequentemente, o tempo dedicado a essa atividade.
Segundo o coordenador de TI do Hospital, Marcelo Prates, o website anterior era desatualizado, tinha recursos estáticos de divulgação, difícil acesso para publicação e atualização de conteúdos e não favorecia o controle por parte das áreas de marketing e comunicação, já que precisava de um técnico especializado para a realização dos procedimentos. "Era subutilizado, com comunicação unidirecional, sem possibilidade de oferecer serviços e interatividade", descreve Prates.
Com um lento tempo de resposta para publicação, o site sofria perda de produtividade. Segundo Patres, havia atraso de uma semana na disponibilização dos conteúdos, "tornando o acesso de usuários às informações já ultrapassadas", explica.
A gerente de marketing do Hospital, Clarissa Sá, conta que desde 2010 notou-se um aumento constante de acessos ao antigo site do hospital, mesmo a plataforma sendo essencialmente utilizada como canal de informação. O percentual de crescimento foi de 78% em 2010, quando comparado aos números de 2009; e 34,5% em 2011, em relação ao ano anterior. O número absoluto de acessos durante 2011 foi de 129.665. "O motivo da evolução foi a nova padronização da divulgação do Hospital, ou seja, utilização do endereço eletrônico em todos os canais e materiais utilizados pela Instituição", explica Clarissa.
Dessa forma, investir na qualidade de serviço oferecida para esse maior público foi um dos motivadores para o planejamento do novo site. "Estrategicamente, o planejamento foi elaborado objetivando inserir a Instituição, com novas ferramentas para os públicos, na mídia eletrônica, a qual é monitorada sistematicamente pelo Serviço de Marketing, mediante a observação do crescimento de número de usuários de internet, bem como acompanhando as tendências desta mídia", detalha Clarissa.
Mudanças e benefícios
Além da praticidade, o novo website conta com a otimização de rotinas de atualização; um visual mais moderno e, segundo Prates, de acordo com as tendências do mercado; canais interativos e de redes sociais. "Oferecemos também prestação de serviços de agendamento de consultas e exames, e a consulta aos resultados de exames", intera Prates.
O planejamento do site valorizou ainda a facilidade de os usuários encontrarem as informações de que precisam; a usabilidade, por estar de acordo com os padrões atuais de navegação da web; e a portabilidade: o site funciona normalmente em diversas plataformas de acesso à web, com diferentes navegadores ou dispositivos. Além disso, um dos principais diferenciais da solução é a acessibilidade: o site está adaptado às regras de contraste e aumento do tamanho das fontes.
Como principal fator, Clarissa destaca a capacidade de atualização constante de conteúdos e a possibilidade de promover pesquisa de satisfação quanto ao uso do site, algo que, segundo ela, favorece o atendimento diferenciado, voltado à solução sobre demanda do usuário.
A implantação da solução aconteceu depois da pesquisa de mercado realizada a partir dos players que desenvolvem websites em diferentes níveis institucionais. Em um período de aproximadamente 60 dias, a equipe reuniu os dados e decidiu pela atual solução. "Analisamos os portfólios das empresas apresentadas; e recursos que envolviam o desenvolvimento, o prazo a cumprir, além da relação custo x benefício", explica Prates. Dez meses depois, o site foi lançado.
As responsáveis pela solução são a We2 Studio (programação) e a Evox Agência Digital, empresa criadora do design. Patres ressalta ter sido a primeira vez que a Instituição trabalhou com essas empresas, pois os sites anteriores foram construídos pelo próprio serviço de informática do hospital.
O coordenador de TI lembra ainda que os fornecedores participaram ativamente dos processos de análise do cenário anterior, assim como em todas as fases de desenho e programação, "seguindo o planejamento das ferramentas propostas". Além disso, Prates diz que, na fase final de desenvolvimento, os fornecedores repassaram à equipe da empresa que está utilizando o sistema os devidos treinamentos, "relacionados aos processos de atualização dinâmica do site do Hospital".
Por conta do alto tráfego de rede, o novo website está instalado em um servidor externo, assim como também foi terceirizado o serviço de e-mail marketing. A finalidade, segundo Prates, foi dar maior vazão ao processo, favorecendo as rotinas de serviço.
O investimento estimado até a finalização do projeto é de 30 mil reais. Segundo Clarissa, o retorno ocorrerá de maneira gradual. "Estima-se um crescimento mensal de acesso em torno de 10% ao mês" declara. E ainda afirma: "o retorno mais importante é inatingível momentaneamente, pois refere-se principalmente no fortalecimento da marca e da imagem institucional, e na abertura de mais canais de acesso junto ao cliente", diz.