O número de brasileiros com acesso à internet em qualquer ambiente (residência, trabalho, escola, lan house ou outros locais) atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre, de acordo com pesquisa do Ibope Nielsen Online. O número representa um crescimento de 5% sobre os 78,2 milhões de usuários registrados em igual período do ano anterior.
O levantamento mostra também que, em abril, o número de usuários ativos – pessoas que acessaram a rede ao menos uma vez no período –, seja em casa ou no local de trabalho, foi de 48,9 milhões, queda de 1,7% na comparação com março e alta de 14% ante os 42,8 milhões de abril de 2011.
Segundo o relatório, a maior parte do crescimento do número de internautas pode ser atribuída ao aumento da presença de computador com internet nas residências. No período de um ano, o total de usuários ativos de internet no domicílio cresceu 14,2%, totalizando 40 milhões de pessoas.
A categoria com maior crescimento anual do número de usuários únicos foi a de sites de hotéis. O aumento de 198% foi puxado, sobretudo, pelos sites que oferecem descontos em serviços de hotéis nos moldes de compras coletivas. A audiência de sites de humor também cresceu, acumulando em um ano uma evolução de 72%, sendo as páginas de maior sucesso as que têm suas piadas e charges distribuídas em sites de redes sociais.