A Samsung anunciou a troca do presidente-executivo (CEO) da companhia. Kwon Oh-hyun, chefe da divisão de componentes da fabricante coreana, assumiu na última quinta-feira, 7, o lugar de Choi Gee-sung, que ocupava o posto desde 2010. Agora, ele passa a comandar a unidade de estratégias empresariais do grupo.
Kwon é tido como um dos principais responsáveis por alavancar o crescimento da fabricante, especialmente na área de celulares, ultrapassando a até então hegemônica Nokia. Na Samsung há 12 anos, o novo CEO terá como desafio mediar o conflito estratégico entre dois importantes negócios da fabricante – a produção de componentes e as linhas de produtos para consumo, segundo analistas ouvidos pela imprensa internacional. Embora o comunicado da empresa esclareça que o executivo não terá muito envolvimento em questões judiciais, a Samsung também enfrenta diversos processos de patentes, em especial da Apple, rival no segmento de mobilidade, capazes de afetar o desempenho da companhia e a permanência do executivo no cargo.
Em separado, a fabricante também anunciou a construção de uma fábrica de chips lógicos para smartphones e outros dispositivos na Coreia do Sul, com investimento total de US$ 2 bilhões. Trata-se de uma decisão que exibe a confiança da empresa no crescimento dos principais mercados onde atua. Hoje, a Samsung possui duas plantas desse tipo, uma no país sede e a outra nos Estados Unidos.