A Copa do Mundo está chegando e, no último mês, vem sendo um dos assuntos mais comentados, principalmente aqui no Brasil, onde acontecerá o evento. Os cibercriminosos estão atentos a esse movimento e estão aproveitando todas as oportunidades possíveis para tirar vantagem da popularidade do campeonato. Por isso, elencamos 5 passos simples para ajudar o usuário a se proteger deste tipo de ameaça.
1. Cuidado ao fazer compras de produtos ligados ao Mundial. Ao comprar itens relacionados ao evento, como camisetas de times, bandeiras e decorações pela internet, é preferível ir direto aos websites de varejistas oficiais licenciados. Dessa maneira, você pode evitar o risco de ser enganado e de ter os dados do seu cartão de crédito roubados, por exemplo.
2. Controle o conteúdo compartilhado nas redes sociais. É essencial verificar para onde leva o link em um tweet ou status do Facebook, antes de clicar, compartilhar ou passar pra frente. Se você cair em uma ameaça e espalhar um link malicioso, você será infectado e pode levar os seus seguidores e amigos a se infectarem também. Uma maneira de fazer isso, é buscar sempre informações em fontes oficiais ou em grandes portais de notícias.
3. Pense bem antes de clicar em links e anexos. Avalie antes de abrir anexos em e-mails ou clicar em links incorporados. Golpistas podem estar só atraindo você para suas armadilhas. Eles costumam enviar milhares de e-mails na esperança de que alguém clique. Antes de cair no golpe do sorteio de ingressos para os jogos, por exemplo, ponha a cabeça no lugar e lembre bem se, de fato, estava concorrendo em algum sorteio. Se estiver, opte por recorrer ao site oficial do sorteio e verifique por lá o nome dos ganhadores.
4. Fique atento a ofertas de negócios bons demais. Desconfie de negócios extremamente vantajosos! Verifique a procedência de produtos, a seriedade e a existência de lojas online com promoções inacreditáveis antes de dar suas informações pessoais.
5. Cuide bem do seu dispositivo móvel. Proteja seus smartphones e tablets. A conveniência que você tem ao usar dispositivos móveis – acesso fácil às notícias e atualizações, por exemplo – também é aproveitada pelos golpistas que estão aí para te fisgar. Só faça o download de aplicativos em sites confiáveis e opte por ter uma solução de segurança instalada – elas podem não ser gratuitas, mas são a única forma de manter os seus dados completamente protegidos.
Leonardo Bonomi. diretor de Tecnologia e Suporte da Trend Micro