Preocupada com a sustentabilidade e dona de um portfólio ambiental extenso, a Siemens lançou a divisão Smart Infrastructure (SI). A nova estrutura tem o objetivo de atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas do planeta, conectando, por meio da digitalização, sistemas de energia, edifícios e indústrias; fazendo-os utilizar seus recursos de forma efetiva e inteligente.
Segundo a empresa, as pessoas passam 90% de suas vidas em edifícios, por isso a importância de se desenvolver tecnologias e serviços inteligentes pensando em qualidade de vida e, ao mesmo tempo, na economia de recursos.
De acordo com a fabricante, a sua plataforma vai desde o controle de rede inteligente e eletrificação até soluções de automação predial e sistemas de controle a chaves, válvulas e sensores. O portfólio envolve produtos de níveis macro e micro, abrangendo tanto aqueles que são físicos quanto componentes e sistemas digitais baseados em nuvem.
A informação da companhia é de que o novo setor empregará cerca de 70 mil colaboradores ao redor do mundo, além de reunir a expertise de três divisões: Energy Management; Building Technologies; e Digital Factory.
O portfólio de Smart Infrastructure é dividido nas áreas de negócios Building Technologies (BT), Low Voltage Products (LP), Motion Control (MC), Medium Voltage (MS) e Digital Grid (DG).