O último ano tem sido um lembrete muito claro da importância da resiliência, agilidade, adaptabilidade e escalabilidade dos sistemas fornecidos em sistema de nuvem. Hoje, este é um dos principais alicerces da economia digital, permitindo que clientes de empresas de todos os portes acessem a tecnologia a uma velocidade e a um custo antes restritos a empresas maiores do setor privado.
O fenômeno "cloud" também representa uma oportunidade única para os governos latino-americanos aumentarem sua produtividade e sua capacidade de administrar serviços essenciais para a população, além de facilitar a adoção de novas tecnologias, tanto as emergentes quanto as que ainda estão por vir.
De fato, apesar da inevitável recessão econômica criada pela pandemia da Covid-19, estima-se que os gastos em serviços em nuvem aumentem 19% ao longo deste ano em toda a América Latina – na contramão dos gastos com TI, como um todo, que devem cair 8%, de acordo com levantamento do Gartner. Os benefícios da computação em cloud já estão entre nós, em tecnologias como e-mail, arquivamento de conteúdo, big data, SaaS (software as a service) e EaaS (everything as a service), entre muitos outros.
Temos visto o consumo de serviços baseados em nuvem aumentar dia após dia, mas nem tudo irá para a nuvem e o principal desafio dos integradores e das organizações de TI será compreender a capacidade desses serviços e como eles podem ser mais bem explorados para entregar soluções a determinados públicos.
Lucas Medola, CFO do PayPal Latam.