A Mapfre Seguradora, somente no ano de 2023, obteve através de um projeto de adoção de RPA (Robotic Process Automation) obteve uma economia de R$ 4,2 milhões. Além disso, teve outros benefícios, como o aumento da capacidade produtiva sem contratações e a redução de erros humanos, tempo e custo.
A informação é de Adriano Pinhal, Superintendente de Dados, GEN AI & Open Insurance da Mapfre, que participou na última quinta-feira,6, de um evento organizado pela Objective, em conjunto da BotCity, para discutir "Hiperautomação: Economia em escala com automação inteligente".
Segundo Adriano, a jornada para a implementação da nova tecnologia iniciou em 2020, contudo, esse início não foi positivo. Isso foi devido ao fato de que em um ano, apenas dois robôs foram criados.
"Lá em 2020, quando a gente começou a jornada de RPA, nós começamos mal, mas muito mal. A gente começou no modelo tradicional, onde tudo era um projeto, onde tudo a gente recebia um requisito funcional, nós tínhamos que mandar para uma aprovação, ninguém entendia o que aquilo ia ajudar. Ninguém sabia o que ele ia ter de retorno, mas vamos fazer. Vamos fazer porque está lá.", relatou o executivo.
Para ele, é fundamental dar importância total para o momento do levantamento da demanda, assim, será possível entender todo o processo, em que ele afetará custo e qual será o benefício financeiro. Posteriormente, se dá início as etapas de desenvolvimento, regidos por regras utilizando a plataforma de automação e com parceiros certificados, e o monitoramento, onde realizam planos preventivos e corretivos de manutenção.
De acordo com Jorge Sellmer, CRO da Objective, um dos maiores desafios enfrentados pelas corretoras de seguros é manter a precisão e a consistência entre documentos críticos como cotações, propostas e apólices. Diante deste cenário, a IA Generativa tem sido um fator transformador para o mercado de seguros, por meio de soluções onde se é possível ganhar precisão, velocidade e escala nos processos de revisão e validação de documentos. O ganho na qualidade da revisão e principalmente na redução de riscos reputacionais e financeiros são diferenciais relevantes para esses tipos de soluções.
"Com a implementação de projetos de IA nas atividades de seguros, as corretoras aumentam a sua escala e assertividade na análise dos documentos vinculados à contratação de novos seguros. No entanto, para que os projetos sejam bem-sucedidos, é necessário entender os processos de contratação e integração entre as corretoras e as seguradoras, garantindo que estes tenham fluidez, integração e não provoquem retrabalho, com significativo aumento de produtividade.", afirma Sellmer.