Como as empresas podem integrar IA nos seus negócios, sendo que 71% das companhias não estão preparadas para isso

0

Atualmente, é possível perceber a rapidez com que a Inteligência Artificial (IA) cresce, mas muitas empresas não fazem ideia do potencial que essa tecnologia oferece. As companhias que se adaptarem a trabalhar nesse formato, terão mais chances de se desenvolver e ganhar destaque junto com a IA. Das empresas no país, 71% afirmaram que não estão preparadas para integrar a IA nos seus negócios, com apenas 29% das companhias totalmente preparadas para implantar a tecnologia, é o que indica o primeiro Índice de Preparação para Inteligência Artificial da Cisco.

Podemos perceber que não é apenas um problema que acontece no Brasil. Uma pesquisa recente do Departamento de Censo dos EUA, revelou que apenas 5,4% das empresas americanas utilizam IA, e que 80,9% das companhias não utilizam a tecnologia por considerarem que ela não se aplica ao seu tipo de negócio.

O grande desafio das empresas neste ano, será permitir cada vez mais o uso de IA Generativa dentro dos negócios, pois é uma tecnologia que está avançando em um ritmo acelerado. Ela é capaz de criar textos, imagens, músicas e muito mais, as empresas podem se aproveitar desse recurso para integrá-la com CX, com soluções de bots, chatbots e voice bots, que é uma tendência forte para 2024.

No momento, as organizações que não implementaram o uso da inteligência artificial correm contra o tempo. Enquanto outras empresas se adaptam com a tecnologia e treinam os seus funcionários para trabalharem em conjunto com as novas soluções, outras companhias ainda não começaram esse processo e podem ter os seus negócios afetados negativamente.

Além das empresas implementarem a inteligência artificial nos seus negócios, é importante que elas façam isso de uma maneira eficiente. Por exemplo, com uma integradora, que conte com diversas soluções e parceiros. Contar com uma integradora é saber que o executivo poderá focar 100% em seus negócios, enquanto a empresa desenvolve outros pontos de tecnologia, com aplicações, soluções e aprimoramento. A integração deve ocorrer de uma maneira funcional e principalmente, que não afete outros setores da empresa, por isso é tão importante contar com uma integradora experiente.

Outro ponto que as companhias devem se preparar nessa nova fase, é sobre o desenvolvimento de habilidades dos seus profissionais em sua área de atuação.  Começar a trabalhar com IA de uma hora para outra, pode causar dificuldades para algumas pessoas, assim, o upskilling é importante para o aprimoramento dos funcionários em suas funções.

É necessário que as empresas aproveitem para navegar o "início" desta onda da inteligência artificial capacitando seus profissionais e construindo parcerias sólidas, para que não fiquem atrasadas em relação a outras companhias. Eu costumo dizer para os executivos, se você não está causando a disrupção do seu negócio, alguém está. Por conta disso, a integração da IA deve ser feita da maneira mais funcional possível.

Harold Schultz, Chief AI Officer da MakeOne.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.