Compras on-line crescem em cidades de até 20 mil habitantes

0

Apesar do hábito de realizar compras on-line se mostrar bastante comum no Estado de São Paulo, 33% dos residentes não o praticaram, uma proporção constante em relação a 2023. As principais razões para não aderir ao comércio eletrônico incluem inabilidade para usar a internet, sensação de insegurança e falta de acesso à rede.

A Fundação Seade divulgou estes e outros dados, resultado da pesquisa Hábitos de consumo pela internet 2023-2024, com residentes no Estado de São Paulo, a partir de duas tomadas da pesquisa realizada pela fundação, em 2023 e 2024, por meio de coleta remota, utilizando unidade de resposta audível (URA). A pesquisa contou com amostras de 4.061 entrevistas (22 a 24 de Fevereiro de 2023) e 14.481 (08 de Janeiro a 21 de março de 2024), compostas exclusivamente por pessoas de 18 anos ou mais.

No Estado de São Paulo, 67% da população fez compras pela internet em 2024, sendo que 56% afirmaram ter efetuado essas aquisições no último mês, sugerindo a consolidação do e-commerce no estado. A pesquisa revelou que o hábito de comprar pela internet tornou-se mais comum em municípios com até 20 mil habitantes (75%) do que no conjunto do estado (67%) e em cidades com mais de 500 mil residentes (68%). Esse aumento nas compras online em cidades menores pode sugerir uma mudança de hábitos, com menos deslocamento para compras em cidades maiores e a substituição das lojas físicas pelo e-commerce, especialmente para eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

A pesquisa também assinala que perdura a desigualdade no hábito de consumir pela internet, maior entre as pessoas de renda e instrução mais altas, em detrimento dos grupos de maior idade, menor instrução e rendimento. Esses números sugerem que uma ampliação da base de consumidores on-line no estado pressupõe superar barreiras sistêmicas associadas à heterogeneidade do acesso à internet no Brasil, obstáculos relacionados a padrões demográficos e socioeconômicos que impedem o usufruto dos recursos on-line de forma universal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.