A Huawei Technologies anunciou nesta terça-feira (11/7) que espera um crescimento dos contratos de vendas na região da Ásia-Pacífico de 55%. A expectativa da fabricante de soluções para redes de telecomunicações é que suas vendas na Ásia, excluindo China, Japão, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong, atinjam mais de US$ 2 bilhões neste ano, comparados aos US$ 1,29 bilhão registrados em 2005. A empresa atribui esse crescimento a seu foco no aprimoramento das relações com clientes existentes e em potencial daquela região.
A Huawei vem expandindo suas operações fora da China de forma consistente desde 1996 e está presente em 13 países da região Ásia-Pacífico. Em 2005, as vendas globais internacionais da companhia alcançaram US$ 4,8 bilhões, excedendo pela primeira vez as vendas domésticas da empresa e passando a responder por 57% do faturamento mundial. A expectativa da empresa é que essa tendência continue como parte da sua estratégia de internacionalização e que a região continue sendo um dos mercados mais importantes para a corporação.
?A Ásia-Pacífico é a região que registra o maior crescimento da Huawei em todo o mundo e por isso a empresa investe cada vez mais lá com centros de pesquisa e desenvolvimento e no desenvolvimento de produtos focados no cliente. Atualmente trabalhamos com mais de 150 operadoras de telecomunicações asiáticas e acreditamos que nosso abrangente portfólio de soluções e produtos nos proporcione uma forte vantagem competitiva na região?, disse Liu Jianfeng, vice-presidente da Huawei Technologies Asia Pacific.
A Huawei considera suas redes de próxima geração (NGN) como grandes oportunidades de negócios no futuro, tanto com operadoras fixas como móveis. A companhia conquistou contratos com operadoras como TT&T na Tailândia, TM & TIME na Malásia, PTCL & TELIPS no Paquistão e JTB no Brunei. A Huawei também fechou quatro contratos de 3G na região Ásia-Pacífico, incluindo B-Mobile no Brunei, Celecom na Malásia, NTS na Indonésia e Econet na Nova Zelândia.