O Quality Assurance Institute (QAI) acaba de oficializar o início de suas atividades no Brasil. A empresa oferecerá serviços de consultoria, treinamento e certificação aos profissionais brasileiros na área de gerenciamento de processos de serviços de TI.
A operação estará sob o comando de Maurício Aguiar, profissional com 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas e também presidente da IT Métricas, da IFPUG (International Function Points Users Group) e membro da ASQ (American Society of Quality). ?Nosso grande objetivo no país é oferecer ao mercado corporativo soluções customizadas que aumentem o grau de maturidade de processos, o nível de certificação profissional e garantam a construção de parâmetros que sirvam para a construção de métricas de referência para o desempenho das áreas de tecnologia?, afirma.
Com 26 anos de atividade, a empresa vem ganhando cada vez mais espaço no mercado com sua área de certificação em software. O programa de certificação, que chega ao país com a QAI Brasil, começou a ser desenvolvido em 1985, tendo o primeiro processo de avaliação formalizado em 1990. Hoje, o programa tem aproximadamente 10 mil profissionais certificados ativos na Austrália, Bélgica, Bermudas, Brasil, Canadá, Hong Kong, Índia, Israel, Coréia, México, Nova Zelândia, Porto Rico, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Reino Unido, Emirados Árabes e Estados Unidos.
Com a abertura do escritório no Brasil, Aguiar pretende massificar o programa. Ele diz que ainda este ano será oferecida ao mercado a certificação QAI CSTE (Certified Software Tester). Segundo o executivo, a primeira prova para certificação de profissionais brasileiros será realizada pela QAI Brasil em dezembro. A partir de 2007, o escritório local irá oferecer também as certificações CSQA (Certified Software Quality Analist) e CSPM (Certified Software Project Management).