Mercado mundial de CRM registra crescimento de 23% em 2007

0

As receitas do mercado global de CRM totalizaram US$ 8,1 bilhões no ano passado, o que representa um aumento de 23,1% em relação a 2006, que registrou U$ 6,5 bilhões, de acordo com uma pesquisa recente divulgada pelo Gartner.

Segundo Sharon Mertz, diretor de pesquisa do Gartner, o desempenho desse mercado foi impulsionado principalmente pelos países emergentes, que têm adotado de forma crescente a modalidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), além de manterem o foco em investimentos que possibilitam redução de custos.

Ainda de acordo com Mertz, as redes sociais e as tecnologias colaborativas estão exercendo um grande impacto sobre o mercado de CRM. Segundo ele, atualmente as empresas enfrentam desafios crescentes para determinar a melhor forma de aproveitar essas tendências e tecnologias, tanto no nível interno como nas suas estratégias de serviços aos clientes.

A SAP foi a fornecedora líder de CRM em 2007, com receitas equivalentes a 25,4% do mercado mundial. A Oracle ficou em segundo lugar com participação de 16,3% nesse mercado, seguida pela Salesforce.com e a Microsoft, que registraram as taxas de crescimento mais elevadas de crescimento, com 49,8% e 88,6%, respectivamente.

Em relação às soluções, a modalidade de venda de software como serviço continua liderando o mercado com mais de 15% do total das receitas no setor de software de CRM no ano passado.

Segundo o Gartner, o mercado de CRM segue altamente concentrado em economias ocidentais, enquanto nos mercados emergentes registra apenas 15% de participação. No ano passado, mais de 53% do mercado de CRM ficou concentrado na América do Norte, enquanto a Europa Ocidental respondeu por 32% do mercado.

No entanto, as taxas de crescimento nos mercados emergentes subiram no Oriente Médio, na África e em algumas regiões da Europa Oriental. Na região da Ásia/Pacífico, o mercado de CRM registrou expansão em Singapura, Malásia, Hong Kong e na Coréia do Sul. A Austrália continua como o maior potencial da Ásia/Pacífico, mas a China e a Índia representam, a longo prazo, os mercados com maior potencial de oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.