Os gastos das empresas com sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPM, na sigla em inglês) devem crescer neste ano. Estudo do Gartner – realizado com 600 empresas de médio a grande porte em 14 países – revela que 54% dos executivos consultados planejam aumentar em 5% ou mais os aportes em BPM, enquanto que cerca de 20% deles declararam que elevarão os investimentos em 10% ou mais.
"Muitos desses aumentos são motivados pelo fato de que BPM está focado em melhorar os resultados de negócios e explicitamente cumpre os objetivos de estratégias de crescimento de muitas organizações", disse Teresa Jones, analista de pesquisas do Gartner.
Ela diz, no entanto, que há um descompasso entre o que os usuários pensam que vão conseguir com BPM e o que elas realmente alcançam. "Compreender os benefícios reais e como medi-los irá ajudar as organizações a obter os resultados esperados", complementou.
Segundo o Gartner, o mercado de BPM está mudando com as organizações olhando com mais atenção para soluções de software como serviço (SaaS). A consultoria aponta ainda que o investimento inicial mais comum em projetos de BPM no mundo girou em torno de US$ 100 mil a US$ 200 mil, segundo os entrevistados.
- Expansão