O SAS anuncia a contratação do executivo Moises Gonçales dos Santos como especialista em prevenção e combate a fraudes para instituições financeiras. Ele tem como desafio disseminar o conceito de soluções analíticas aplicadas à identificação e à prevenção de fraudes em bancos e instituições financeiras por toda a América Latina. A iniciativa faz parte da estratégia comercial do SAS de investir em conhecimento específico de indústria nos setores financeiros e de seguros.
“O sistema financeiro brasileiro é reconhecido por sua agilidade e segurança, porém os fraudadores brasileiros desenvolveram uma capacidade notável para entender, encontrar vulnerabilidades e se adaptar às novas tecnologias. Desta forma, a maneira mais eficaz de prevenção e combate é a adoção de práticas preditivas suportadas por soluções flexíveis, de alta performance e extremamente customizáveis. Devemos buscar abordagens holísticas, independentes de canais de relacionamento ou produtos e que permitam a instituição financeira perceber uma situação de risco antes mesmo da transação acontecer”, afirma Moises Santos.
Segundo a Febraban, apenas as perdas por meio eletrônico (Internet Banking) somaram no ano passado R$ 685 milhões, um crescimento de 36% frente 2010. “Os golpes estão cada vez mais elaborados com a profissionalização dos criminosos, tanto os físicos quanto os ataques no mundo virtual”, analisa o executivo. Para combater este cenário, a empresa oferece a solução SAS Fraud Framework para auxiliar a identificação de operações fraudulentas por meio de análises de padrões, tendências de comportamento e de relações entre indivíduos, visando chegar até à rede de criminosos. “Além disso, disponibilizamos a solução também na modalidade de hosting em nosso Laboratório Analítico Avançado, localizado em Cary/EUA, para evitar altos investimentos em aquisição e manutenção de hardware por parte do cliente”, afirma o especialista.
O especialista é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Paraná e conta com Pós Graduação em Segurança e Redes de Telecomunicação pela UTFPR e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele já atuou como coordenador e gerente de estratégias de segurança da informação, riscos e prevenção a fraude em empresas como Redecard, HSBC e Conectiva. “Pretendo empregar meu conhecimento em combate às diversas fraudes bancárias, implementar e gerenciar estratégias de prevenção para mostrar que nossas soluções estão prontas para atender à demanda do mercado latino-americano”, finaliza Santos.