Focada em reduzir custos operacionais e alavancar os negócios, a fabricante de ferramentas de corte OSG Sul Americana viu-se frente a uma série de desafios para atingir tais metas. Seu parque de computadores com vida útil próxima do fim; data center já defasado; garantias estendidas dos fabricantes dos PCs e servidores utilizados na empresa expirando em poucos meses, além do início de um processo de integração de dispositivos móveis na corporação.
Foi então que, no início do ano passado, a companhia investiu R$ 700 mil em um projeto de modernização de seu ambiente de TI, desenhado em parceria com a integradora LCS. Metade já concluído, o projeto contemplou a adoção de soluções de virtualização, thin clients para os usuários e um novo modelo de data center. A projeção da empresa é de chegar a um modelo totalmente virtual até 2016.
A infraestrutura do data center foi desenhada com soluções da IBM e mais de 50 thin clients NSeries da NComputing.Para o banco de dados foram adquiridos servidores IBM Power, que oferecem uma comprovada combinação de performance e confiabilidade para este tipo de ambiente. Para os servidores virtuais, a solução escolhida foi de servidores System x, padrão rack. Para atender às necessidades de armazenamento de dados comuns aos dois ambientes, o sistema de armazenamento Storwize V7000 trouxe uma plataforma extremamente amigável e flexível.
"Desde o início do projeto, já considerávamos um ambiente virtualizado, por suas inúmeras vantagens, tais como facilidade no gerenciamento, trocas e manutenções remotas mais rápidas, além de a possibilidade de inserirmos sessões remotas para usuários de tablets, e até mesmo smartphones, da empresa", explica Paulo Bergamini, CIO da OSG Sul Americana.
Segundo ele, muitos benefícios já podem ser contabilizados. Dentre eles, está a redução do valor da conta de energia elétrica, em 35%. "A OSG Sul Americana chegou a ter mais de 30 fontes de 450 watts rodando no data center. Hoje, ocupando um espaço menor e precisando de menos refrigeração, são apenas 12 fontes gerando calor e consumindo energia", detalha.
O tempo de backup também teve uma diminuição drástica. Com a redução de 21 servidores para apenas seis, o processo de backup que já chegou a levar 18 horas, hoje é feito em apenas três. Outras vantagens obtidas foram o aumento de performance do banco de dados, além da melhoria da disponibilidade das aplicações por meio da virtualização. "Com o projeto, temos um ambiente com redundância, o que nos permite disponibilidade, além de maior agilidade para a recuperação de desastres", acrescenta o executivo.
Fundada em 1938, no Japão, a OSG Sul Americana chegou ao Brasil em 1974. Com um parque industrial de 100 metros quadrados de área está estabelecido na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo, a companhia, que fabrica, vende e presta suporte técnico em 25 países, também possui filiais em São José dos Pinhais, no Paraná, e um escritório de vendas em Buenos Aires, na Argentina.