Experiência digital tem tudo a ver com percepção e preferência. Por isso, atenta às necessidades que nossos clientes têm com seus clientes, a Yaman conduziu o estudo Percepções Sobre Experiência de Usuário para identificar o que realmente importa quando o assunto é conveniência, rapidez e personalização.
A amostra contemplou 800 entrevistas, realizadas entre 27 de junho e 4 de julho do ano passado, com homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B e C de todo o Brasil, e os resultados são muito interessantes.
Quando se trata de e-commerce e aplicativos bancários, a segurança é uma preocupação crucial. A maioria dos entrevistados respondeu que considera um app seguro aquele que é criptografado, possui autenticação em duas etapas para acesso e que permite recuperação fácil de senha.
Além disso, interfaces intuitivas e boa usabilidade estão entre as três características determinantes para o sucesso da experiência. Para as mulheres, após segurança, é importante que a experiência seja intuitiva, com boa usabilidade. Depois, consideram performance, que inclui características como velocidade de carregamento de telas e de resposta ao clique. Homens preferem o contrário: priorizam performance a usabilidade, que aparece em terceiro lugar.
Com as pessoas cada vez mais conectadas em ambientes virtuais, aplicativos e sites precisam oferecer uma experiência sem entraves. Velocidade de carregamento das telas, de resposta ao clique e de processamento das informações fornecidas são prioritárias para gerar uma boa impressão, segundo a maior parte dos usuários. Ou seja: uma performance insuficiente pode gerar percepção negativa de marca!
É sempre importante ressaltar que as preferências e as percepções dos usuários podem variar, e as empresas devem estar atentas às necessidades e às expectativas específicas de seu público-alvo para oferecer experiências cada vez melhores. Conclusão? Buscar o melhor aproveitamento possível do usuário durante a sua navegação está entre os principais pilares do mundo digital em que vivemos.
Andrey Coelho, CEO da Yaman.