Projeto Conecta 2030 vai fomentar criação de soluções para segurança de pedestres e ciclistas

0

Concebido em conjunto com a TIM, Stellantis, as Universidades USP – São Carlos, UFSCAR e a alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI), projeto foi aprovado após chamada pública realizada pela FUNDEP para o programa Rota 2030

O Instituto de Pesquisa do Centro Universitário Facens (IP Facens), em parceria com a TIM, Stellantis, as universidades USP-São Carlos, UFSCAR e a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI), lançou o projeto Conecta 2030. Trata-se de um ecossistema conectado e cooperativo para detecção de pedestres em travessias, voltado para a criação de um ambiente colaborativo, com foco em iniciativas para a segurança de pedestres e ciclistas.

As empresas envolvidas no Conecta 2030 têm pela frente o desafio de desenvolver um ecossistema-conceito para o desenvolvimento e implementação de soluções ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor), a partir de três pilares principais: conectividade, inteligência artificial e gêmeos digitais.

O objetivo é desenvolver um ambiente de gêmeo digital de uma parte do 5G Smart Campus Facens, e assim, testar um recurso de detecção de pessoas em vias públicas. Além de detectar se alguém está atravessando uma faixa de pedestres, o sistema poderá identificar se o indivíduo está em situação de perigo. Imediatamente, é enviado um alerta tanto para os veículos envolvidos nesse cenário como para o pedestre.

Segundo a professora e doutora Luciana Zaina, docente e pesquisadora em Experiência do Usuário na UFSCar e coordenadora associada do projeto aprovado, o projeto envolve esforços de pesquisa em diferentes áreas, como inteligência artificial, conectividade, simulação e experiência do usuário para o setor automotivo.

No âmbito do projeto, dois alunos de mestrado irão passar dois semestres como estudantes de intercâmbio na universidade THI, pesquisando algoritmos para direção automatizada e inteligência artificial. Para esse fim, eles conduzirão pesquisas relacionadas ao projeto no CARISSMA Institute of Automated Driving (C-IAD) e no Núcleo de Mobilidade e Inteligência Artificial AImotion na Bavária.

O programa Rota 2030 é parte de uma estratégia elaborada pelo Governo Federal para desenvolvimento do setor automotivo no País. Além de trabalhar políticas de incentivo à indústria, possui como pressupostos princípios de sustentabilidade ambiental e cidadania. O projeto Conecta 2030 atende à demanda do programa prioritário sobre Conectividade Veicular, estabelecido pelo FUNDEP, especialmente para a linha de conectividade dos veículos com o ambiente externo e a possibilidade de proporcionar mais segurança no trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.