Remessas mundiais de PCs aumentaram 1,9% no segundo trimestre, estima Gartner

0

As remessas mundiais de PCs totalizaram 60,6 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao segundo trimestre de 2023. A previsão é do Gartner, que destaca que esses resultados representam três trimestres consecutivos de crescimento ano a ano no segmento de PCs.

"O crescimento anual baixo, juntamente com a expansão sequencial estabilizada, indica que o mercado está no caminho certo para a recuperação," diz Mikako Kitagawa, Analista do Gartner. "Com um aumento sequencial de 7,8% entre o primeiro e segundo trimestre de 2024, o inventário de PCs está voltando a um nível intermediário. O Gartner não vê grandes problemas na cadeia de suprimentos, indicando que o mercado está perfeitamente preparado para um crescimento contínuo com grandes atualizações de plataformas no futuro".

Não houve mudanças nas seis principais classificações de fornecedores em comparação com o segundo trimestre de 2023. Os principais fabricantes tiveram um trimestre positivo com crescimento ano a ano, exceto a Dell.

"Os dados mais recentes da Europa, Oriente Médio e África sugerem que o mercado está se estabilizando em relação às quedas anteriores e retornando às suas tendências sazonais, em vez de experimentar um aumento significativo," diz Kitagawa.

O mercado da Ásia/Pacífico caiu 2,2% ano a ano, uma redução menos acentuada do que nos últimos trimestres. A queda se deve ao mercado fraco da China, compensando o crescimento na Ásia/Pacífico. A região Ásia/Pacífico continua a ver um crescimento de um dígito, liderado por um crescimento saudável na Índia. A Ásia/Pacífico também teva uma demanda crescente por PCs, resultando em crescimento ano a ano pela primeira vez em dois anos.

Indústria Impulsiona PCs de Inteligência Artificial: Desde o início de 2024, a indústria de PCs tem feito esforços significativos para promover a categoria de PCs de Inteligência Artificial (IA), um dispositivo com uma unidade de processamento neural (NPU). No final do segundo trimestre de 2024, o primeiro PC de Inteligência Artificial (IA)com Windows baseado em Arm foi introduzido.

O lançamento deve intensificar a competição no mercado de PCs, potencialmente abrindo mais oportunidades para processadores Arm em dispositivos Windows. "Apesar desses esforços, a demanda por PCs de Inteligência Artificial tem sido lenta, pois o produto ainda está na fase inicial de introdução e os benefícios reais de possuir tal dispositivo ainda não são claros para a maioria dos compradores", explica o analista do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.