As remessas mundiais de PCs totalizaram 60,6 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao segundo trimestre de 2023. A previsão é do Gartner, que destaca que esses resultados representam três trimestres consecutivos de crescimento ano a ano no segmento de PCs.
"O crescimento anual baixo, juntamente com a expansão sequencial estabilizada, indica que o mercado está no caminho certo para a recuperação," diz Mikako Kitagawa, Analista do Gartner. "Com um aumento sequencial de 7,8% entre o primeiro e segundo trimestre de 2024, o inventário de PCs está voltando a um nível intermediário. O Gartner não vê grandes problemas na cadeia de suprimentos, indicando que o mercado está perfeitamente preparado para um crescimento contínuo com grandes atualizações de plataformas no futuro".
Não houve mudanças nas seis principais classificações de fornecedores em comparação com o segundo trimestre de 2023. Os principais fabricantes tiveram um trimestre positivo com crescimento ano a ano, exceto a Dell.
"Os dados mais recentes da Europa, Oriente Médio e África sugerem que o mercado está se estabilizando em relação às quedas anteriores e retornando às suas tendências sazonais, em vez de experimentar um aumento significativo," diz Kitagawa.
O mercado da Ásia/Pacífico caiu 2,2% ano a ano, uma redução menos acentuada do que nos últimos trimestres. A queda se deve ao mercado fraco da China, compensando o crescimento na Ásia/Pacífico. A região Ásia/Pacífico continua a ver um crescimento de um dígito, liderado por um crescimento saudável na Índia. A Ásia/Pacífico também teva uma demanda crescente por PCs, resultando em crescimento ano a ano pela primeira vez em dois anos.
Indústria Impulsiona PCs de Inteligência Artificial: Desde o início de 2024, a indústria de PCs tem feito esforços significativos para promover a categoria de PCs de Inteligência Artificial (IA), um dispositivo com uma unidade de processamento neural (NPU). No final do segundo trimestre de 2024, o primeiro PC de Inteligência Artificial (IA)com Windows baseado em Arm foi introduzido.
O lançamento deve intensificar a competição no mercado de PCs, potencialmente abrindo mais oportunidades para processadores Arm em dispositivos Windows. "Apesar desses esforços, a demanda por PCs de Inteligência Artificial tem sido lenta, pois o produto ainda está na fase inicial de introdução e os benefícios reais de possuir tal dispositivo ainda não são claros para a maioria dos compradores", explica o analista do Gartner.